UM DIA MASCARADO FOBÓ!
Aristides Dias
A tradição do Mascarado Fobó em Óbidos chegou a ser ameaçada em algum momento, mas com a criação do Carnapauxis ela se reacendeu e hoje o mascarado se tornou símbolo do carnaval de Óbidos, que se denomina Carnapauxis que tem na sua programação um bloco que carrega o símbolo do carnaval obidense, o Mascarado Fobó.
Diz a história que, nas décadas de 60, 70 brincantes fantasiados de mascarados desciam do bairro da Cidade Nova pela rua do Aningal e chegavam no bairro do Camelo, usando a bexiga artesanal e apitos causando espanto, principalmente nas crianças. Essa tradição foi recebendo adeptos que se fantasiavam de mulheres, macacão etc.
Hoje, sair de mascarado no bloco do Morro, que sai na segunda-feira gorda, é uma experiência marcante. É o que eu escuto depois do bloco dos que viveram a experiência. Esse ano resolvi sair de mascarado e comprovar tudo isso que dizem.
Quando você coloca aquele dominó e a máscara você se torna outra pessoa, assume outra personalidade, outra identidade. Você passa a ser o MASCARADO FOBÓ, aí você solta todo seu lado folião. Faz dancinhas diferentes, faz gracinha para as pessoas etc.
Uma das brincadeiras que muitos, mascarados fazem e gostam é jogar maizena em pessoas menos prováveis, aquelas que não se jogaria normalmente. Por quê? Porque ele está com outra identidade e sabe que dificilmente será reconhecido. Diante dessa situação ele aproveita e “tasca” maizena na cara de quem ta só vendo o bloco passar e, normalmente não é chegada a maizena.
Tem mascarado que usa código para não se chamarem pelo nome e serem reconhecido. Quando é reconhecido, que na linguagem Pauxiara é “manjado”, acaba todo encanto e é o mesmo que voltar a ter a identidade de volta, estragando toda a brincadeira. Melhor tirar o dominó e voltar a ser quem era antes.
Está no meio de dezenas de mascarados dançando, pulando, jogando maizena, apitanto, “bexigando”, é uma sensação indescritível. Isso eu posso dizer.
Viva a tradição do MASCARADO FOBÓ!