Hospital integra a rede de saúde pública do governo estadual para assistência de média e alta complexidade, com serviços pelo Sistema Único de Saúde
No dia 17 de novembro, é comemorado o Dia da Prematuridade, uma ocasião significativa para destacar a coragem e a resiliência dos bebês que chegam ao mundo antes do tempo previsto. Neste contexto, o Hospital Regional do Tapajós – (HRT), em Itaituba, oeste do Pará, assume um papel fundamental ao cuidar e acolher esses pequenos lutadores na Unidade de Terapia Intensiva -(UTI) Neonatal, oferecendo todo o suporte necessário para seu desenvolvimento e crescimento saudável.
Entre equipamentos médicos delicados e a expertise dos profissionais de saúde, encontramos preciosidades com acessórios coloridos e cada um tem uma história única de superação.
No ensaio fotográfico, mergulhamos nesse mundo singular, onde a fragilidade se mescla à bravura. Até mesmo instantes de ternura entre pais e filhos, mãos que buscam o toque suave da pele delicada dos bebês, olhares repletos de amor e esperança, e sorrisos que transbordam gratidão pela vida.Marcos Almeida Santos é o pai do pequeno Luca Ravi, que nasceu com 31 semanas, ele revela a emoção do serviço que está sendo prestado na UTI Neonatal e elogiou a iniciativa do ensaio fotográfico.
“Meu filho é prematuro, o Luca precisou de mais cuidados na UT Neo, somos de Itaituba e agradeço muito o cuidado que meu filho está recebendo aqui no Regional, esse era um serviço necessário para a população”, exaltou.
Cada foto é mais do que um registro visual; é um testemunho vivo da resiliência humana e do cuidado incondicional proporcionado pela equipe multidisciplinar e pelos familiares. São imagens que narram a luta diária desses pequeninos e de todos os envolvidos, um retrato da determinação que os impulsiona a vencer desafios e alcançar cada etapa do desenvolvimento.
A celebração do Dia da Prematuridade é também um convite à reflexão sobre a importância da conscientização e do apoio contínuo a esses bebês e suas famílias. É um momento para reconhecer a importância da assistência médica especializada, do apoio psicológico e social, e para promover ações que contribuam para a prevenção e o cuidado com a prematuridade.
As fotos foram tiradas pela fisioterapeuta da unidade que também é fotografa, Gabriela Coelho disse que foi emocionante registrar os bebês de uma forma única.“Que estas imagens transmitam não apenas a beleza singular desses momentos, mas também a mensagem de solidariedade e empatia para com todas as famílias que enfrentam a jornada da prematuridade. Que cada bebê retratado seja um símbolo de esperança e inspiração, mostrando ao mundo que, apesar dos desafios, a vida é um milagre que merece ser celebrado” disse.
O Hospital Regional do Tapajós é a única unidade de saúde do Sudoeste do Pará a dispor de unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para recém-nascidos, crianças e adolescentes, desde 2021. São dez leitos de UTI Neonatal e dez de UTI Pediátrica, além de cinco leitos de UCI Canguru.
O diretor-geral da unidade Matheus Coutinho vibrou com a iniciativa da equipe, na realização do ensaio fotográfico. “Neste Dia da Prematuridade, honramos a determinação e a força dos pequenos guerreiros e expressamos nossa gratidão aos profissionais de saúde e às famílias que dedicam amor e cuidado a esses anjos prematuros, transformando suas jornadas em histórias de superação e esperança”, vibrou.
O Regional do Tapajós integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, sendo gerenciada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS). Atende casos de média e alta complexidade, ofertando serviços 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).