O domingo de carnaval em Óbidos, é marcado pelo colorido do bloco Xupa Osso. Chegam na cidade foliões de vários lugares, todos em busca da energia do bloco Xupa Osso que sai da praça de Sant’Ana. Esse ano quem veio conhecer de perto essa alegria foi o prefeito de Santarém. Nélio Aguiar.
Acontece que nem tudo sai como o planejado e o Xupa Osso acabou sendo prejudicado com “prego”do trio elétrico. “Por volta das 17h30m de ontem fomos informados que o primeiro trio, onde o Uendel Pinheiro se apresentaria, tinha tido problemas técnicos relacionados à freio. Então decidimos em conjunto, secretário de Cultura e diretoria do bloco, que sairíamos com apenas um trio e também o percurso seria encurtado devido a quantidade de foliões que estavam na participação do bloco mas não conseguiam ter acesso ao som, a música do trio que nos acompanhou”, informou Nathália Silva, presidente do bloco.
Esse problema do trio, provocou indignação em muitos foliões que ficaram pelo meio do caminho e preferiram esperar o bloco no “Fobódromo”. O trio veio de Santarém e saiu no sábado(10), no mesmo dia apresentou problemas.
Mas vale ressaltar que nada abalou a alegria do folião que foi às ruas e mostrou porque o Carnapauxis é um dos melhores carnavais da região.
HISTÓRICO DO BLOCO XUPA OSSO
O Bloco Xupa Osso é uma continuação do antigo Bloco “Barreirão” que saía aos domingos do mês de janeiro e fevereiro da Praça Barão do Rio Branco, conhecida com Praça de Sant’Ana, especificamente da residência do Sr. Emanuel Kelly Aquino (Paúca).
A ideia de organizar um bloco de carnaval de rua surgiu da senhora Sílvia Doriam Ferreira, e de integrantes do “Barreirão” entre eles: Ronaldo Pantoja, Ary Ferreira, Jorge Ary (Jorjão), Teodósio Farias (Duzinho), Idilamar Aquino, Marlise Lopes, entre outros.
O NOME
Fundado em 1o de fevereiro de 1997 o bloco que recebeu a denominação de “Xupa Osso”,foi proposto por Jorge Ary Ferreira, que votado em Assembleia Geral, realizada na Assembleia Recreativa Pauxis – ARP em 1 de fevereiro de 1997 foi aprovado.
O nome Chupa Osso tem origem no apelido dado aos filhos de Óbidos. O apelido surgiu no finalda década de 60 quando o empresário Isaac Hamoy, exportava osso para os Estado Unidos e a maioria dos obidenses vendiam osso ao empresário. Esse apelido foi dado pelo município vizinho de Oriximiná, que era “rival” número um dos obidenses e também conhecidos como “Espoca Bode”.
CARACTERÍTICAS
A característica do “Xupa Osso” é a camisa estilo abadá colorido tendo o destaque de sua logomarca (o homem na rede chupando osso). Essa logomarca foi originada pela cultura do paraense do uso constante da rede, e o osso devido ser o apelido dos obidenses.
O bloco sempre procura inovar no Carnapauxis, foi o primeiro a trazer o abadá, banho de cheiro, banho de espuma, banho de confetes, bonecos móveis, fogos de artifícios, Mascarados Fobós gigantes e os famosos macacões, além de oferecer aos brincantes o kit completo (abada, chapéu e short), entre outros.
O “Xupa Osso” é considerado um dos mais animados e que arrasta multidões trazendo para o domingo de carnaval, que é o seu dia oficial, muitos turistas.
TEMA 2024:
“Os Mistérios da Bacuri”
A famosa rua “Bacuri”, morada de grandes personalidades da cidade, importante via, a mais falada ladeira de Óbidos localizada no Centro Histórico, se tornou palco do arrastão tradicional do domingo de carnaval. Em 2024 o “Xupa Osso” homenageia essa icônica rua, contando e cantando os mistérios desse lugar, que oficialmente se chama Dep. Raimundo Chaves.
Entre os “contos” em que a Bacuri virou cenário no imaginário popular obidense, destaca-se o ouvir de vozes que chamam os caminhantes que por ela passam durante a madrugada.
Há quem viu e ouviu um caixão descer rolando ladeira abaixo; o homem do tamanho do poste que descia a ladeira pelas noites frias, e os sons das correntes que eram arrastadas por uma porca.
A famosa mulher que embalava o imaginário popular e assustava crianças: a Ribite, com suas pimentas na cabeça para espantar o mal olhado, era tida como feiticeira e ai de ti se te jogasse uma “pissica”!
E como esquecer dos antigos contando da “bola de fogo” que iluminava as madrugadas, e essa estória não é de pescador, podia contar que onde brilhava tinha tesouro.
Mistérios ecoam pelo tempo, permanecendo vivos na memória do povo deste lugar.
O Xupa Osso vai te contar nossa história, nossos segredos de uma forma diferente, respeitando nosso passado, com esperanças no futuro e no nosso presente, te convidando para brincar com a gente.
Estamos no Carnapauxis e nosso lema é ser feliz.
1o – MÚSICA 2024
A música tema do bloco Xupa Osso em 2024 é denominada: “Vem descer a Bacuri”, de autoria do cantor e compositor Uendel Pinheiro, que é obidense e ganhou destaque no cenário musical regional e nacional.
2o – PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
Como participações especiais, em 2024, o bloco contará com as presenças dos cantores: Uendel Pinheiro e Lelé Chaves, no trio oficial.
3o – COMISSÃO DE FRENTE
O Bloco Xupa Osso mantém a tradição e apresenta na comissão de frente os “Fobós Gigantes” que são guiados por brincantes formando um grande cordão colorido, dando ênfase ao “Rei da Festa”, o Mascarado Fobó.
A comissão de destaque tem ainda as “Cobras Grandes” que fazem referência às lendárias figuras folclóricas das cobras Honorato e Caninana, que por muitos anos dominam o imaginário popular.
Há quem ainda acredite que em baixo da Matriz de Sant’Ana, existe uma cobra grande. No bloco, as cobras são guiadas por jovens fazendo um lindo espetáculo que tornam única a apresentação do Xupa Osso.
4o – PORTA-ESTANDARTE
Nome: Amanda Tavares
Idade: 18 anos
Vem à frente do bloco com uma fantasia que ressalta a beleza, força e a garra da mulher obidense.
A fantasia foi confeccionada pelo estilista Edivan Oliveira.
A Associação Sócio Cultural Xupa Osso tem como presidente Nathália Rodrigues da Silva.