Competição realizada pela Prefeitura Municipal iniciou na sexta-feira, 8, com jogos da 1ª rodada e apresentação das musas das equipes.
Toda a felicidade, irreverência e autenticidade da comunidade LGBTQIAPN+, ganhou a atenção e o respeito da população com a realização da 1ª Copa de Futsal da classe, promovida pela Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Os jogos de abertura da Copa foram realizados na noite de sexta-feira (8), na Quadra Nilton Melo, localizada no bairro de Lourdes. O local recebeu um público surpreendente que lotou as arquibancadas para assistir às partidas entre “As Abusadas” x “As Milionárias” e “Gayverpool” x “Arco-Íris”. A coordenação da competição estima que mais de 500 pessoas tenham assistido às partidas entre os quatro times que confirmaram a participação na disputa.
A 1º Copa de Futsal LGBTQIAPN + de Óbidos, tem o objetivo de promover a inclusão, a integração social, o respeito à igualdade de direitos e a convivência com a diversidade de gênero, além de conscientizar sobre a importância do esporte para saúde física e mental.
“Esse é o evento de extrema importância para a comunidade LGBTQIAPN+. Entendemos que, mais do que promover a inclusão, pregando o respeito e a igualdade por todos, estamos mostrando para a população em geral que eles merecem esse espaço por mérito das lutas que essa classe trava contra o preconceito e a discriminação”, ressaltou Ana Elza Tavares, secretária de Governo, que representou o prefeito Jaime Silva na abertura da copa.
O goleiro do time “Gayverpool”, Jaime Freitas, destacou que a copa abre os olhos da sociedade para a causa da comunidade LGBTQIAPN+.
“É muito importante a prefeitura, por meio da Semel, ela incentivar, abrir os olhos da sociedade pra causa LGBTQIAPN+, porque nós não estamos sós, nós somos apoiados por aquilo que a gente luta: respeito, igualdade e principalmente a quebra do preconceito”, disse o atleta.
Musas
A abertura da copa contou também com a apresentação das candidatas a musas da competição. Cada uma das quatro equipes apresentaram as candidatas, que vão ser escolhidas por meio de votação nas redes sociais.
O sistema de apuração do processo de escolha da musa da copa ainda será detalhado pela coordenação. A ideia é chamar a atenção do público durante as rodadas que serão realizadas uma vez por semana durante um mês.
Resultados
Na primeira rodada da copa, as equipes estreantes “As Abusadas” e “Arco-Íris” se deram bem, vencendo as partidas com os seguintes resultados: “As abusadas” 4 x 2 “As Milionárias” e “Gayverpool” 0 x 6 “Arco-Íris”.
Por:
Rangel Pessoa e Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Divulgação/ Jailton Santos/ ASCOM-PMO