É chegado o tempo delas, das mangas em Belém, que fazem a festa dos apanhadores, periquitos e transeuntes que trafegam pelas ruas de Belém, mas também causam transtornos para os donos de veículos, pois, com suas quedas naturais dos galhos, quando atinge um carro, sempre causa algum prejuízo como trincar pára-brisas, amassar a lataria etc.
Segundo a história das mangueiras elas teriam sido introduzidas em Belém, pelo capitão Manoel Rodrigues, sogro de Antônio Landi, arquiteto bolonhês radicado no Pará. Não se tem precisão de quando a mangueira foi introduzida em Belém, mas o introdutor foi o sogro de Landi.
Pesquisadores estimam que as mangueiras de Belém produzem por ano entre 40 e 60 toneladas de frutos. Embora a fama de Cidade das Mangueiras, 95% das mangas vendidas em supermercados de Belém provém do nordeste e sudeste do país.
Mas nessa época do ano, já é comum você receber a visita do vendedor de frutas em sua casa, oferecendo a manga que vem das ruas de Belém. A safra da manga vai até o final de março.