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Home » Movimento da Cabanagem celebra 190 anos mantendo viva luta por direitos sociais
Cabanagem

Movimento da Cabanagem celebra 190 anos mantendo viva luta por direitos sociais

Aristides Diaspor Aristides Dias7 de janeiro de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
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O historiador Michel Pinho, de Belém, relembra a importância do movimento popular para a história paraense

Gabriel Pires
Foto: Cláudio Pinheiro / Arquivo O Liberal

Monumento homenageia o movimento no Entroncamento (Foto: Cláudio Pinheiro / Arquivo O Liberal)

O movimento da Cabanagem – chamado também de Guerra dos Cabanos  – completa 190 anos nesta terça-feira (7) mantendo viva a luta por direitos. A revolta popular, que se deu na província do Grão-Pará, iniciou no dia 6 de janeiro de 1835, quando a sede do governo da época, localizada em Belém, foi tomada pela população. Foi então que grupos formados por ribeirinhos, quilombolas e moradores de cabanas manifestaram-se contra o governo provincial (hoje formado pelos estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia) tomaram o poder.

O desejo da população marginalizada em lutar contra a exploração vivida na época foi o que deu início ao movimento popular pelos cabanos, como lembra o historiador Michel Pinho, de Belém. Os participantes da insurreição popular, considerada a maior do País, também lutavam contra desigualdades sociais e políticas impostas pelas elites locais e pelo governo imperial. Eles reivindicavam melhores condições de vida, igualdade social, maior participação política e autonomia em relação ao governo central.

 “A Cabanagem é um movimento que eclode em Belém em janeiro de 1835, mas a insatisfação em relação ao domínio da capital por pessoas ligadas ao Rio de Janeiro, ao interesse de grupos de escravizados em acabar com a escravização e o desejo dessa população pobre lutar contra a exploração que vivia, motivou os cabanos a se revoltarem e tomar Belém em 7 de janeiro de 1835”, relata.

As pautas e os ideais defendidos pelo movimento, de acordo com Pinho, ainda ecoam até hoje na sociedade. O legado deixado por essa luta social ainda se faz presente de forma marcante. Segundo o historiador, a Cabanagem, enquanto movimento político e social revolucionário, marcou profundamente, ao longo de mais de 200 anos, a luta pelos direitos. Foi um símbolo expressivo na defesa dos direitos civis, da igualdade, na oposição a governos absolutistas e na busca por uma sociedade mais justa.

Identidade

Atualmente, a região Norte ainda enfrenta exclusão política e social. E, por isso, segundo o historiador, o movimento pode ser visto como precursor de lutas modernas por inclusão e justiça. “A Cabanagem mostra um processo histórico do início do século XIX marcado pela crença local no sentido da elaboração de uma identidade. E local porque a Amazônia, como um todo, o Grão-Pará era muito vasto. Então, essa região distante do Rio de Janeiro, marcada pela exclusão social e pela pobreza, revoltou-se e encontrou esse modelo de desenvolvimento portado na região sudeste do Brasil”, pontua.

Em meio às manifestações e resistência local, Michel relembra uma das principais mudanças após a insurreição: “Uma mudança muito significativa que vai acontecer é a vinda de um homem chamado Soares de Andréia, que vem impor a ordem imperial, a partir de 1835. Na cidade de Belém, por exemplo, é formado o chamado Corpo de Trabalhadores, cujo objetivo é fazer com que esses homens e mulheres, em especial, passem a ser fiscalizados e explorados do ponto de vista da urbanização da cidade, fazendo aterramento de muitos lugares”.

Atualidade

“O imaginário da Cabanagem é normalmente recorrido a elementos políticos bastante recentes. Em 1985, foi construído o movimento da Cabanagem no Entroncamento por um governo marcado por ser contrário à ditadura militar e identificar a Cabanagem com um movimento de rebelião, de defesa dos interesses cabanos. Depois, temos uma prefeitura estabelecida como uma prefeitura cabana, onde o prefeito então vai se vestir, inclusive, com chapéu de palha, com o objetivo concreto de aliar o movimento cabano a essas camadas populares de Belém ali no final dos anos 90 para os inícios dos anos 2000”, relembra.

No ano em que Belém recebe a COP-30, relacionando passado e presente, a conferência evoca as aspirações e as demandas das manifestações populares – da mesma forma vista na Cabanagem. “A COP não é, necessariamente, um lugar de vozes da população. O evento é feito para que chefes de Estado discutam uma série de questões ligadas a processos de sustentabilidade. O que podemos perceber é que essas manifestações populares vão ecoar justamente pelos movimentos civis, que vão transformar essa pauta em Belém muito significativa”, considera Pinho.

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