Na segunda-feira de carnaval, quem levou o folião às ruas da cidade foram os mascarados. O bloco do Morro, que tem como símbolo o ícone do Carnapauxis, o “Mascarado Fobó”. Além dos mascarados o bloco traz na sua formação a ala das baianas e a ala do frevo e muito carnaval para os brincastes não ficarem parados.
HISTÓRICO DO BLOCO UNIDOS DO MORRO
O Bloco Unidos do Morro surgiu de um grupo de amigos: Gracildo Feitosa Batista, Pedro Paulo Picanço de Amorim e Nilson Andrade da Rocha, no carnaval de 1994, numa forma de brincadeira, em uma disputa de virgens.
É o bloco mais caracterizado do nosso carnaval, reunindo o maior número de mascarados e faz o arrastão de seus foliões fantasiados de “dominós” (vestimenta), máscaras, bexigas, refiris e capacetes. O objetivo do mascarado é não ser reconhecido pelos outros foliões, pois caso isso aconteça, será “manjado” (desmascarado). O nome “Unidos do Morro” tem origem do antigo nome do bairro (atual bairro de Fátima), devido as ladeiras nele existentes, lembrarem a corcova de um Camelo.
O Morro se apresenta na segunda-feira de carnaval. Em seu desfile oficial destaca-se pela organização em alas: porta-estandarte, comissão de frente, baianas, frevo entre outros.
TEMA 2024: “AQUARELA DA RENOVAÇÃO”
O Carnapauxis não teria a mesma emoção se não houvesse a figura maior dessa expressão popular que em 2024 se apresenta com o tema: Mascarado Fobó, o Rei da festa. Esta figura se caracteriza com a seguinte indumentária: dominó (roupão de xita), máscara, capacete, bexiga, referi ou apito e maizena; no contexto histórico o mascarado as vezes assusta e outras vezes encanta, porque nem sempre é bem acolhido pelas crianças, porém encanta nossos visitantes.
Em 2024, a Associação Carnavalesca Bloco Unidos do Morro vem homenagear o ícone do Carnapauxis com o tema: “Aquarela da renovação”, compreendendo que a agremiação reúne a maior quantidade desse ícone da cultura obidense em seu desfile, tradição que se renova de geração em geração.
O bloco também contribuiu sumariamente para o reconhecimento do Carnapauxis e seu ícone , o Mascarado Fobó, como “Patrimônio Cultural e Artístico do Pará”, através da Lei No 7.225, de 24 de novembro de 2008.
MÚSICA 2024
Este ano, o Bloco Unidos do Morro apresenta sua música intitulada: “Aquarela da Renovação”, sendo inclusive o mesmo nome do tema oficial do bloco. A música é uma composição de João Andrade e Wanderley Brandão (Wandeco), interpretada por P.A Chaves, cantor obidense com destaque no cenário musical no Estado do Amazonas.
1o – COMISSÃO DE FRENTE
A comissão de frente do Bloco Unidos do Morro é formada por 8 meninas com idades entre 17 e 18 anos, são moradoras do bairro de Fátima e brincantes do bloco. Apresentam no figurino short saia predominantemente na cor azul, com detalhes em cores variadas. O trabalho é fruto do talento do estilista Edilvan Oliveira, responsável pelo desenho das peças e da costureira Areolice Moreira, responsável pela confecção das fantasias.
O conjunto faz referência à uma “aquarela”, colorido o Carnapauxis.
2o – PORTA-ESTANDARTE
O Morro com a sua aquarela da renovação, destaca sua porta-estandarte Daiane Menezes, com a fantasia: Mistura de Cores – uma criação, produção e confecção do Ateliê Oliveira Leão.
Daiane já é brincante do bloco há vários anos, saindo inclusive na comissão de frente em anos anteriores, esse ano estreia como porta-estandarte do Morro conduzindo a multidão no corredor da folia.
3o – MASCARADOS GIGANTES
Esta ala apresenta 10 fobós gigantes, que são conduzidos por brincantes do bloco e moradores do bairro de Fátima, embelezando e colorindo a apresentação do Morro, valorizando o Rei da festa.
4o – ALA DO FREVO
A tradicional ala do frevo do Morro apresenta 35 crianças, trajando
O responsável coreográfico do grupo é o
dançarino Érick Santos.
5o – RAINHA DOS FOBÓS
Bela e exuberante, o Morro apresenta sua Rainha: Leidiane de Farias. Destaque para sua fantasia: “A Chama do Carnapauxis”, criação, produção e confecção do Ateliê Oliveira Leão.
Leidiane retorna ao posto de rainha em 2024, a mesma já ocupou o trono do Morro em 2019. Com sua realeza, a majestosa vem encantando os foliões nas ruas da cidade das ladeiras.
6o – ALA DOS MASCARADOS COMUNS
Destaca-se nesta ala as centenas de pessoas vestidas de Mascarado Fobó, ícone da maior expressão cultural obidense.
7o – ALA DAS BAIANAS
Apresenta 3 baianas mirins como destaque fazendo uma homenagem as honrosas ex-baianas: Maria Alves Figueira (Magá) e Coraci Feitosa Batista (Tia Cora) “in memorian”, homenagem extensiva também a José Ribamar da Silva (Joconda), ex-folião (falecido). As baianas mirins apresentam flâmulas com a fotografia dos homenageados.
O grupo das baianas é formado por 38 integrantes usando Anacilda Castro de Oliveira.
8o – BLOCOS ALTERNATIVOS
Apresenta blocos não oficiais que somam com o Bloco Unidos do Morro na avenida. É uma oportunidade para que tais blocos expressem sua essência enquanto foliões do Carnapauxis.
9o ALA DO POVO
Formada pela grande massa que brinca o melhor carnaval de rua da Amazônia.
DIRETORIA DO BLOCO
Zenildo Ferreira da Silva – Presidente (Zé Mileo)
Jackson da Moda Santana – Vice-presidente
Mauro Sena – Secretário
Maria Lucia Lopes – Tesoureira
e mais uma equipe de pessoas comprometidas com a cultura do bairro de Fátima.
TRIOS: 1 – Banda Forró dos Tops/ 2 – Banda Lazer PALCO: Banda 1: Banda Energia / Banda 2: Forró dos Tops