Conhecido como “O Rei das Ruas”, o bloco Águia Negra, do bairro da Cidade Nova, mostrou mais uma vez porque carrega esse nome. Uma verdadeira “Pororoca humana”foi formada com o bloco nas ruas da cidade de Óbidos.
Com o céu já escuro o bloco saiu de sua concentração com dois trios elétricos e a cada esquina aumentava o número de brincantes que se juntava a multidão que seguia o bloco.
O Bloco Águia Negra foi fundado em 31 de janeiro de 1998, por Milson Selmo, Maria Rosiete, Lucimar do Amaral e Jorge Alvarenga, o bloco foi criado para reorganizar o carnaval do alto do bairro da Cidade Nova, uma vez que havia naquele momento um grande desejo de participar oficialmente do grande e recém criado Carnapauxis.
O “Bloco do Povão”, como é carinhosamente chamado por seus brincantes, desfila no sábado gordo do Carnapauxis, por ser um dos blocos que mais reúne brincantes na festa do Mascarado Fobó. O Águia também recebe carinhosamente dos foliões o nome de “avalanche humana”, ao descer aladeira da Cidade Nova em direção ao Fobódromo.
As cores do bloco são: vermelho e preto, as quais enfeitam as ruas por onde passa.
TEMA 2024:
“O ÁGUIA É SURREAL”
Em 2024, o bloco apresenta o tema: “O Águia é surreal”, que em consonância com a música, que possui o mesmo nome do tema, formam o enredo do Águia no corredor da folia. A música é uma composição de Tony Amaral e Edinho Araújo. A interpretação é de Tony Amaral que com sua voz marcante e uma melodia empolgante, promete “incendiar” a multidão no corredor da folia.
1o – PORTA-ESTANDARTE Nome: Juliana Cardoso de Souza
Idade: 19 anos
O Águia desfila com sua porta-estandarte que tem a missão de conduzir o bloco, demonstrando a beleza e a força do bloco vermelho e preto pelo corredor da folia.
A fantasia de Juliana, foi confeccionada por Sávio Ricarte e apresenta predominantemente as cores vermelho e preto.
No Carnapauxis, Juliana Cardoso é estreante na avenida como porta- estandarte. Linda e bela ela vem encantando a multidão com o “rei das ruas” no maior carnaval de rua da Amazônia.
2o – ALA DAS RAINHAS
Em 2024 o bloco apresenta suas belas rainhas, com 3 meninas fantasiadas representando os títulos que o bloco tem em seu currículo no Carnapauxis. As soberanas também trazem em suas indumentárias, a representatividade da garra e beleza feminina obidense.
As esplendorosas fantasias apresentam cores variadas e foram confeccionadas pelo estilista Sávio Ricarte.
3o – ALA O ÁGUIA É SURREAL
Abrilhantando ainda mais a apresentação do Bloco Águia Negra em consonância com o tema 2024, a ala apresenta 13 meninas fantasiadas que evidenciam a singularidade do bloco vermelho e preto. O Águia é surreal e vem com fantasias em cores variadas confeccionadas por Lucimar Amaral.
4o – ALA BLOCOS ALTERNATIVOS
O bloco Águia Negra abre espaço para que os blocos alternativos também se apresentem na avenida. Esse ano, saem junto do Águia, os blocos: do Flamengo – com pessoas trajando abadás nas cores vermelho e preto fazendo alusão ao clube carioca; e do Macacão – com pessoas fantasiadas de macacos peludos.
Rui Lima – vice-presidente