A animação contagiante da festa começou às 10h e contou com a participação do governador Helder Barbalho
A explosão de cores, sons e danças tomaram conta Avenida Presidente Vargas na manhã deste domingo (23) com o segundo Arrastão do Pavulagem 2024. Milhares de pessoas participaram da celebração, entre brincantes, dançarinos e artistas dos mais variados gêneros, que espalharam alegria durante todo o trajeto do cortejo.
Não havia quem ficasse parado diante da animação contagiante propagada pelos batalhões do arrastão. Os dançarinos, os porta-estandartes, os pernaltas, os músicos, cada ala do cortejo trazia sua beleza e sua expressão cultural, através de um encantamento compartilhado por todos os brincantes.
O governador do Pará, Helder Barbalho também se entregou à diversão do momento e participou do arrastão junto com os brincantes. Segundo o chefe do executivo, o Arrastão do Pavulagem é uma festa multicultural e que pode ser apreciada por todas as pessoas.
“É uma alegria muito grande, é um momento em que todos podemos sair as ruas pra valorizar a cultura junina, São Sebastião, São benedito, o nosso xote, a junção da cultura nordestina com os nortistas. É uma festa democrática onde todo mundo podendo estar aqui nas ruas, sem qualquer tipo de distinção de classe, de ideologia, de cultura, brancos, negros, homens, mulheres, todo mundo junto acompanhando o nosso Boi Pavulagem e todo mundo na pavulagem podendo festejar a cultura”, afirmou o governador.
O arrastão do Pavulagem também é um evento de encontro e celebração familiar. Aurora Galate é professora e vive intensamente a alegria do evento, um sentimento que é compartilhado juntamente com seus parentes.
“Nossa família vive o Pavulagem, meu neto nasceu nesse grupo, a mãe dele dança, a tia, a avó, a bisavó, a namorada, todos estão na manifestação e isso é uma coisa linda, é algo que me deixa arrepiada. É um sucesso essa manifestação é um movimento que a gente tem que valorizar”, relatou a professora.