Festa popular celebra a cultura diversa do povo amazônico, integrando elementos das culturas indígena, africana e europeia por meio da arte, música e tradições locais
O principal destaque do festival são as apresentações dos bois-bumbás ‘Garantido‘ (vermelho) e ‘Caprichoso‘ (azul), os quais trazem centenas de pessoas, que interpretam lendas e rituais ribeirinhos com danças e alegorias e grande estruturas, e grande estruturas para o Bumbódromo. A festa é tão apreciada que até as grandes marcas, como a Coca-cola, mudam as cores de seus produtos e faixas para vermelho e/ou azul.
Que horas começa e qual a duração do festival?
O Festival de Parintins ocorre durante três dias, à noite, com cada boi tendo uma ordem de apresentação alternada. Cada boi tem uma apresentação de 2h30 por dia.
Durante a apresentação, 21 itens, sendo 7 em cada bloco, são avaliados pela bancada de júri de 10 membros. As notas variam de 0 a 10, podendo incluir décimos (como 9,9, 9,8, 9,7…). A torcida rival deve permanecer em silêncio durante as apresentações, caso contrário leva pena de punição. O boi vencedor é aquele que obtiver a maior pontuação somada das três noites do Festival.