Wildson Queiroz abordará a construção do seu livro dedicado ao romancista do Baixo Amazonas.
Por g1 Santarém e Região — PA
Capa do livro de Wildson Queiroz sobre o romancista obidense Inglês de Souza — Foto: Divulgação
Com o objetivo de estimular a leitura de autores paraenses, com foco nas obras de Inglês de Sousa e Eneida de Moraes, promovendo o resgate da cultura paraense, professores de Língua Portuguesa e História da Escola Estadual Madre Imaculada em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (o IHGTAP), promovem nesta quinta-feira (26) pela manhã, uma roda de conversa com o escritor e historiador Wildson Queiroz.
A roda de conversa será realizada nas dependências da Escola Madre Imaculada, localizada na avenida Presidente Vargas, bairro Prainha.
O historiador convidado é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós e tem se notabilizado por abordar em sua obra literária as histórias do município de Alenquer entre as quais : Alenquer nas obras de Benedito Monteiro, Contribuição para a história de Alenquer e Nação Negra: Quilombola, discriminação, comunidade Pacoval.
Durante o evento, Wildson Queiroz abordará a construção do seu livro “Inglês de Souza – O romancista do Baixo Amazonas”. A ideia do projeto é aproximar os alunos do ensino médio, por meio de rodas de conversa, com autores e pesquisadores literatos paraenses.
O obidense Inglês de Sousa foi um escritor, advogado, professor, jornalista e político brasileiro, tido como introdutor do naturalismo na literatura brasileira por meio do seu romance O Coronel Sangrado, publicado em Santos em 1877.
Ao longo do projeto os alunos farão leitura das obras literárias de Inglês de Sousa: “O Acauã”; “A feiticeira” e o “Voluntário” e as crônicas de Eneida de Moraes “A morte do homem” e “Cão da meia noite” e em seguida irão transformá-los em “radionovela”, Histórias em Quadrinho (HQ) e apresentações teatrais, reconstruindo, dessa forma, o imaginário amazônico.