O evento prevê oportunidades para empresários e investidores, visando atrair empresas e gerar empregos na região
Foto: Augusto Miranda / Ag. Pará
Para atrair empresas, gerar empregos e potencializar as riquezas regionais, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) lançará, na sexta-feira, 6, o Guia do Investidor – Um Mundo de Oportunidades com a Biodiversidade Amazônica. Para acertar os últimos detalhes, a CODEC reuniu com a Prefeitura de Cametá no sábado, 30, para alinhar a programação, que ocorrerá no auditório do IFPA em Cametá, às 8h30, é realizado em parceria com o município e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semadre).
A parceria entre a CODEC e a Prefeitura de Cametá visa transformar as riquezas naturais e culturais da região em um motor de desenvolvimento econômico. Com foco na formação de cadeias industriais, a iniciativa busca aproveitar matérias-primas locais, como açaí, cacau, oleaginosas, madeira, alimentos e pesca, promovendo a industrialização e agregação de valor aos produtos da região.
Conforme o Secretário de Planejamento e Gestão de Cametá, José Ramiro Portilho, o guia é um marco na atração de investimentos para o município, destacando potencialidades ainda pouco exploradas. “O Guia está também como um passo para a futura instalação de um distrito industrial, de uma zona econômica incentivada que vai potencializar os principais nichos de mercado”, afirmou o secretário.
Biodiversidade como vetor de desenvolvimento
O Guia do Investidor mapeia setores promissores como Turismo, Agricultura, Pesca, entre outros, com a entrega de dados sobre infraestrutura, incentivos fiscais e possibilidades de parcerias público-privadas. Sendo assim, o documento busca conectar o potencial econômico de Cametá com investidores interessados em explorar de maneira sustentável a riqueza cultural e natural da região. “A nossa região tem um potencial enorme: paisagens, cultura, o rio Tocantins, praias, igarapés, e também o setor pesqueiro, com oportunidades para verticalização do pescado e manejo sustentável. Estamos num momento de alinhamento com o Governo do Estado e Federal, que já trazem iniciativas como a Transmarajó, conectando Cametá ao Marajó e outras regiões”, ressaltou Portilho.
O presidente da CODEC, Lutfala Bitar, reforçou a importância do Guia do Investidor como ferramenta estratégica para impulsionar o desenvolvimento regional.”O Guia do Investidor é um instrumento fundamental para atrairmos novos investimentos e promovermos um desenvolvimento sustentável e estruturado. A biodiversidade amazônica de Cametá é um ativo extraordinário que precisa ser valorizado e potencializado. Nosso compromisso é conectar essas riquezas naturais com oportunidades de mercado, gerando emprego, renda e inclusão social para a população local”, destacou Lutfala Bitar.
Foto: Paulo Cézar / Ag. ParáExpectativas para o futuro
A atração de investimentos trará não apenas desenvolvimento industrial, mas também um ciclo virtuoso de geração de renda, emprego e infraestrutura, a industrialização local permitirá maior agregação de valor aos produtos regionais. “Quando processamos e industrializamos produtos como o açaí, por exemplo, o caroço ficará no município, gerando empregos. O mesmo vale para o turismo, que trará mais visitantes, aquecendo os restaurantes, o transporte e outros setores. Além disso, estamos articulados com universidades e bancos, porque mais investidores significam uma economia fortalecida de forma geral”, explicou o secretário.
Com a iniciativa, a CODEC reforça o compromisso do Governo do Estado em promover o desenvolvimento sustentável e estratégico das regiões do Pará, transformando potencialidades em oportunidades concretas de crescimento econômico e social.