Conheça a história da obidense Marizangela Santos que hoje desenvolve um trabalho de sucesso com empreendedorismo em sua plataforma digital. Sua empresa acaba de receber uma certificação de Startup acelerada pelo InovAtiva, um programa de aceleração de startups realizado pela Hub, SEBRAE e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
1 – Mari, você poderia se apresentar para os leitores do Amazon Pauxis?
Sou Marizangela Souza dos Santos, 49 anos, Obidense, Empresária, mãe de Ana Carolina Santos (Cirurgiã Dentista e minha sócia) e atualmente moro em Itajaí SC.
2 – Conte-nos a sua história com o empreendedorismo.
Quando me divorciei, minha filha tinha 8 anos de idade, e para pagar as contas sozinha, eu precisava complementar com renda extra, mas foi quando ela entrou na Universidade que eu senti a necessidade de mudar minha vida profissional pois, apesar de estar em uma Universidade Federal, as despesas com material do curso, a necessidade de deslocamento com materiais caros, me levaram a mudar o rumo da minha vida profissional em busca de melhores condições para nós duas.
Com minha passagem pelo curso de Pedagogia na UFPA, trabalhei na área de Recursos Humanos por muitos anos em multinacionais como Coca Cola, Brasil Telecom, Claro e Vivo, e com o conhecimento que eu adquiri, resolvi levar RH para ajudar pequenas empresas que não tinham condições de ter um Analista de RH exclusivo dentro da sua empresa. Eu criei a Parhticipa Consultoria em 2011, com ela eu pude ajudar empresas a atingir suas metas através de Treinamento de Equipes e Gestores, e implementado processos de gestão e vendas.
Em 2013, um dos meus clientes, que era uma indústria de envase de suco e água, me convidou para assumir a gerência Geral da fábrica, com exclusividade. Lá iniciamos um trabalho de Consultoria e Gestão que durou 6 anos, onde entrei com um faturamento de 240k e sai deixando um faturamento de mais de 2mi e uma indústria reconhecida no mercado.
A saída se deu em virtude de eu ter comprado uma franquia de pastelaria, onde o franqueador desistiu do negócio e eu fui obrigada a deixar a indústria para assumir um empreendimento do zero.
Aí veio minha primeira dificuldade como empresária, os meus clientes não saibam que eu era uma Pastelaria, apesar de uma rua movimentada, com condomínio residencial e uma faculdade, havia uma árvore de grande porte que encobria totalmente minha fachada. Entrei no aplicativo de delivery, mas como meu capital de giro era quase zero, o que eu faturava com eles, não chegava até mim, pois as taxas eram altíssimas, eles se tornaram nossos sócios majoritários. Resumindo, fali.
Vendi minha pastelaria para pagar os dois funcionários que eu tinha, a compradora não me pagou e ainda esvaziou a ponto levando tudo o que tinha dentro da noite para o dia.
Nesse período minha filha formou em Odontologia, e uma das perguntas dela pra mim foi: onde os meus pacientes vão me encontrar?
Morávamos em um condomínio fechado e onde a cada dois meses faziam uma feirinha só com Mulheres Empreendedoras do condomínio. Comecei a fazer biojoias e oferecer os serviços da minha filha, mas o alcance sempre foi pequeno, pois o investimento nas redes sociais ou Google era alto, e o alcance dos grupos de whatsapp limitados.
Quantas vezes você precisou de um presente ou serviço e não sabia que a sua vizinha tinha para lhe atender?
Comecei a estudar por dois anos onde as mulheres Empreendedoras estavam? Quais suas maiores dificuldades? Quanto e para quem vendiam? Qual sua capacidade de produção?
Foi quando percebi a necessidade de trazer essas mulheres para um ambiente tecnológico e inovador, pois elas precisavam ser vistas e valorizadas pelos trabalhos de excelência que desenvolviam.
3 – Quando e como surgiu a ideia de criar o aplicativo BW7?
Juntei meu conhecimento em RH e em Telecom, criando uma plataforma digital exclusiva para que mulheres, ou empresas onde uma mulher fizesse parte da sociedade pudessem ser encontradas com facilidade por geolocalização, vendendo mais e movimentando o comércio local.
Surgiu aí o BW7 Business Woman, Mulher de Negócio e, o número 7 é um número Bíblico que é símbolo de perfeição e prosperidade, e em minha vida e principalmente na concepção desta ideia, eu sempre tive Deus como meu guia.
4 – Qual o diferencial do aplicativo em relação a outros disponíveis no mercado?
O grande diferencial do BW7 Business Woman é que ele é uma plataforma Marketplace exclusiva para fortalecer o Empreendedorismo Feminino, qualquer pessoa pode baixar gratuitamente, a empreendedora/ empresária só nos paga 5% do que vendermos pela plataforma, temos o clube de vantagens, de fidelidade estimulando o cliente à compra recorrente além da possibilidade de Networking qualificado entre elas.
Recentemente fomos certificadas como startup acelerada pelo InovAtiva, um programa de aceleração de Startups no Brasil realizado pela Hub, SEBRAE e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Um programa que seleciona 220 empresas de inovação tecnológica no Brasil, e nós fomos uma delas.
5 – Como o aplicativo pode ser utilizado? Quais os valores?
Ele pode ser baixado gratuitamente por qualquer pessoa nas plataformas IOS e Android, caso a usuária queria se tornar uma parceira comercial, ela acessa nosso site ou no próprio aplicativo e preenche um cadastro que lhe dará acesso a um painel para que ela crie sua vitrine, com até 40 produtos, serviços e alimentação (são mais de 300 categorias disponíveis).
Neste primeiro momento, não haverá cobrança de valores, pois apenas a partir da segunda quinzena de Dezembro iniciaremos o formato de remuneração de 5% e a venda é direta B2C, ou seja, quem baixar o BW7 e vender através dele até 12/2023, não tem que nos pagar nada.
6 – Por que é importante promover a divulgação do seu próprio negócio?
Nosso propósito é ajudar e fortalecer o empreendedorismo feminino, sabemos da quantidade de mulheres que sustentam suas famílias, que contribuem grandemente com a economia do país, trabalhando em um ambiente invisibilidade (por alto custo) e o BW7 Business Woman foi criado para que essas mulheres tenham o merecido reconhecimento pelo que fazem e pelo que contribuem com a economia local e do país, pois são mais de 30mi de CNPJ de mulheres no Brasil, o que representa 34,6% dos CNPJs ativos no país.
E o BW7 Business Woman está aqui para ajudar as Mulheres que Empreendem no Brasil a se conectarem com os clientes que buscam por produtos e serviços de qualidade e com a excelência oferecidos por elas.
Baixe gratuitamente nas lojas Play Store ou IOS o BW7.app, siga-nos nas redes sociais @bw7.app e conheça-nos em nosso site https://bw7.app.br.