Remo venceu o Flamengo pela Divisão principal do Campeonato Brasileiro dentro do Maracanã
Fábio Will
Mesquita festeja um dos gols da vitória do Remo sobre o Flamengo de Zico no Maracanã (Divulgação)
O dia 25 de outubro é marcado na história do Remo por um jogo memorável ao torcedor azulino. Há 48 anos, o Leão Azul venceu o todo poderoso Flamengo-RJ, no Maracanã e que contava com um elenco recheado de grandes atletas que fizeram parte de uma geração histórica do clube carioca.
O ano era 1975 e o Remo teria pela frente o Flamengo de Júnior e Zico, no Maraca, torcida contra e toda a mística de atuar contra um dos maiores clubes do país. A partida era válida pela Divisão Principal do Campeonato Brasileiro e, o Leão impôs ao Mengão, uma das “zebras” da temporada.
Comandado pelo técnico Paulo Amaral, o Remo derrotou o Flamengo por 2 a 1, com gols de atletas que ficaram marcados na história do clube como ídolos do Leão, Alcino e Mesquita. O Remo saiu na frente do placar com Alcino. O Flamengo empatou a partida com Zico, porém, o jogo foi definido no segundo tempo. Mesquita conseguiu sair da marcação da equipe rubro-negra e marcou o gol da vitória azulina, o primeiro triunfo de um clube paraense no Maracanã.
Veja quem esteve em campo
Flamengo 1 x 2 Remo (25/10/1975) – Divisão Principal do campeonato Brasileiro
FLAMENGO: Renato; Jaime, Rondinelli (Luiz Carlos) e Júnior; Geraldo, Liminha, Rodrigues Neto, Tadeu Ricci e Zico; Paulinho (Caio Cambalhota) e Luisinho. Técnico Carlos Froner.
REMO: Dico; Marinho, Rui, Aderson e Cuca; Elias, Mesquita e Nena; Alcino, Amaral e Caíto (Rodrigues). Técnico: Paulo Amaral.
Árbitro: José Favilli Neto (SP)