Segundo Ricardo Gluck Paul, antes do estadual, deverá ter a primeira edição da Supercopa Pará, entre Águia e Marabá e o vencedor da Segundinha.
Caio Maia
Águia de Marabá foi o campeão paraense de 2023. (Thiago Gomes / O Liberal)
O cronograma de atividades da Federação Paraense de Futebol (FPF)para o início da temporada de 2024 já está definido. Em conversa com o Núcleo de Esportes de O Liberal, o presidente da entidade, Ricardo Gluck Paul, disse que pretende iniciar o principal torneio do estado já na primeira quinzena do mês de janeiro.
“O congresso técnico do Parazão será realizado entre os dias 17 e 19 de novembro. Lá vamos discutir o regulamento do campeonato e o formato de competição. Segundo o estatuto, o estadual poderá começar 45 dias após o final do congresso. Tendo em vista esse prazo, planejamos realizar o Parazão no final de semana dos dias 13 e 14 de janeiro”, afirmou Gluck Paul.
Devido à legislação do estatuto do torcedor, o Parazão deverá manter, em 2024, o mesmo regulamento adotado neste ano. O torneio, portanto, será disputado por 12 equipes, divididas em três grupos de quatro equipes. As oito melhores da classificação geral se classificam aos mata-matas.
Novo torneio
Por mais que a primeira rodada do estadual esteja planejada para essas datas, o início do futebol no estado deve ocorrer antes. Segundo Gluck Paul, antes da abertura do torneio, deverá ocorrer a Supercopa do Pará, torneio disputado entre o campeão paraense de 2023, o Águia de Marabá, e o vencedor da Segunda Divisão do Parazão, que ainda será definido.
“Dias antes, ainda sem data certa, será disputada a supercopa com o Águia. O jogo será em Marabá e dará o pontapé inicial no calendário do futebol paraense em 2024”, explicou.
Vale destacar que a Segunda Divisão do Parazão, a Segundinha, continua em disputa. O Santa Rosa, que bateu o Santos-PA na semifinal, é o único classificado à decisão. O Macaco-Prego agora espera o vencedor da partida entre Canaã e Parauapebas para saber quem será o adversário na final.