O anúncio foi divulgado por meio das redes sociais na manhã desta sexta-feira (13).
Por Kamila Andrade, g1 Santarém e região — PA
Devido à seca extrema na região, empresa de navegação suspende escala de viagem para Juruti — Foto: Nadilson Portilho/PJ
Na região da amazônica, a seca extrema está causando transtornos significativos. Na manhã desta sexta-feira (13) uma empresa de navegação, que faz viagem de Santarém para Manaus, comunicou a suspensão temporária de escalas em Juruti, no oeste do Pará. O anúncio foi divulgado por meio das redes sociais.
A seca intensa tem afetado não apenas os rios, mas também a vida de comunidades e o transporte na região. E naquela área, não é mais possível fazer paradas no porto por conta da estiagem do rio, podendo causar encalhamento das embarcações.
Monitoramento da Defesa Civil
A Defesa a Civil do Município de Juruti, esteve na semana passada, nas áreas da região de Juruti Velho, realizando monitoramento das comunidades atingidas pela estiagem. Comunidades como Uxituba, Raifran, Capelinha, Nova Aliança e Nova União estão sendo impactadas diretamente pela grande seca.
O Coordenador da Defesa Civil, João Paulo Vieira estava in loco a pedido das comunidades, verificando a situação.
“As comunidades estão sendo impactadas pela grande seca, onde as crianças estão tendo dificuldades de chegar até as escolas, por meio do transporte escolar, devido a grande seca. O município tem tomado algumas providências e estamos verificando a possibilidade de decretar Situação de Emergência por Estiagem. Também há a previsão de que o Estado possa decretar situação de emergência”, frisou.
Segundo previsão do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) a situação de diversos rios da Amazônia é bastante crítica, com vazões abaixo da média histórica.