Cinco municípios paraenses foram selecionados no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (novo PAC) na modalidade “Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes – Subeixo Gestão de Resíduos Sólidos”, entre elas esta a cidade de Óbidos que foi a única escolhida para financiamento via Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com um valor aprovado de 22,3 milhões.
Em matéria divulgada em um grande jornal da capital o prefeito de Óbidos, Jaime Silva, destacou o trabalho realizado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que foi essencial para a criação do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), o município investirá em ações como diagnóstico detalhado dos resíduos gerados, capacitação técnica e educação ambiental para reduzir, reutilizar e reciclar. Também está previsto na iniciativa, metas de coleta seletiva, recuperação da área degradada pelo atual lixão e monitoramento contínuo do novo sistema.
A divulgação foi oficializada no Diário Oficial da União por meio da Portaria MCID nº 1.119, de 7 de outubro deste ano, assinada pelo ministrados Cidades, Jader Filho. A proposta coloca Óbidos em destaque nacional, representando o 12º município na lista de contemplados nessa modalidade.