De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, após análise técnica, foi detectado o comprometimento do tronco dos vegetais.
Uma operação minuciosa e cautelosa, foi realizada essa semana, pela Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), após criteriosa análise técnica, com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEURBI), o órgão ambiental realizou a supressão de duas mangueiras (Anacardiaceae), localizadas na Rua Dr. Corrêa Pinto, no Centro da Cidade.
As árvores centenárias vinham apresentando grandes problemas em sua saúde, conforme foi detectado pelos técnicos ambientais. Além do comprometimento por causa do tronco oco, as frondosas árvores vinham causando riscos ao trânsito e influenciando negativamente na estrutura do Mercado Municipal, como explica o Secretário da SEMMA, Diego Santos.
“A SEMMA foi provocada, não apenas pela empresa que trabalha na revitalização do mercado, mas também pelo Departamento de Trânsito, pelos transtornos que as árvores vinham apresentando ao fluxo de pessoas e veículos, como também a danos na estrutura física do nosso mercado”, pontua, o secretário.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, após análise técnica, detectou-se os problemas mencionados, além de representar risco eminente às centenas de pessoas que transitam pelo local diariamente.
“Foi feita a análise técnica das árvores, para saber se elas tinham condições de serem retiradas. Visualmente, de fato, havia danos, mas nós solicitamos um laudo para saber se existia a possibilidade de causar danos maiores no futuro, o que foi confirmado. E com a retirada das árvores, verificamos “in loco”, que realmente as mangueiras estavam comprometidas, representando risco maior à comunidade”, explica, Diego.
Por:
Marcos Cantuário/Ascom-PMO
Imagens:
Ascom-PMO
A ladeira das mangueiras ficou assim agora(Foto Adilson Moraes).