Unidade se consolida como referência no Oeste do Pará, com destaque para atendimentos a vítimas de acidentes domésticos e de trânsito

O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ), no oeste do Pará, vem se destacando na realização de cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade, reforçando seu papel como referência em atendimento especializado na região. A unidade recebe pacientes oriundos de diversos municípios, especialmente vítimas de acidentes domésticos e de trânsito.
O usuário João Batista Moraes, 45 anos, morador do município de Almeirim, caiu de uma mangueira e fraturou um dos braços e a bacia. “Aqui no Hospital fui muito bem atendido. Recebi toda a assistência que precisava no meu retorno pós-cirúrgico. Me sinto feliz pelo atendimento”, disse João Batista.
A transferência de pacientes de outros municípios para o HRMJ, como ocorreu com João, é feita em transporte aeromédico. Na unidade, ele passou por cirurgia, com o apoio de dois médicos ortopedistas.
“Temos recebido muitos pacientes de todo o Pará. Atendemos dentro da nossa capacidade e, em muitos casos, é necessário o uso de materiais de alta complexidade, específicos para cada paciente”, explicou o ortopedista Roque Sales Jr.
Segundo o médico, entre os motivos para a grande demanda por cirurgias ortopédicas no HRMJ estão os acidentes de motocicleta, que representam o principal meio de transporte da população local. “Recentemente, realizamos uma cirurgia complexa de platô tibial, que atinge a região do joelho. Se não for tratada adequadamente, pode deixar sequelas severas”, informou o especialista.
Atenção integral – Após os procedimentos cirúrgicos, os pacientes iniciam imediatamente a reabilitação com a equipe de fisioterapia. O tratamento começa com a recuperação da mobilidade articular e o fortalecimento muscular, disse a fisioterapeuta Clarissa Valente. Segundo ela, “o atendimento é humanizado e feito à beira leito, com avaliação individualizada. Utilizamos exercícios com ou sem carga, alongamentos e outras técnicas para garantir uma recuperação adequada”.
Após a alta hospitalar, pacientes e acompanhantes recebem orientações sobre os cuidados que devem ser mantidos em casa. “Explicamos quais exercícios podem ser feitos para facilitar a recuperação e proporcionar mais qualidade de vida ao paciente”, disse Clarissa Valente.
Para o diretor-geral do HRMJ, Rogério Araújo, a alta demanda por cirurgias ortopédicas e outros atendimentos especializados comprova a importância do hospital para a região. “A grande procura pelos nossos serviços é um reflexo claro de que o planejamento e a definição do perfil assistencial do hospital estão alinhados com as reais necessidades da população. Em apenas seis meses de funcionamento já conseguimos impactar positivamente a vida de centenas de pacientes, o que reforça o papel estratégico do HRMJ como referência em média e alta complexidade para o Oeste do Pará”, enfatizou Rogério Araújo.
Referência – Inaugurado há seis meses, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus conta com 26 leitos de enfermaria e UTI, além de 16 leitos para pronto atendimento. A unidade está equipada para realização de exames laboratoriais e de imagem, oferecendo atendimentos em sete especialidades: anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, traumatologia e medicina intensiva.
A equipe multiprofissional do Hospital valoriza a abordagem humanizada e integral, reunindo profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social.
Texto: Uéliton Martins – Ascom/HRMJ