Escritor e sociólogo fazia tratamento contra dois cânceres e teve piora nos últimos dias.
Por g1 AP — Macapá
Morreu na tarde desta terça-feira (29) o escritor e sociólogo Fenando Canto, presidente da Academia Amapaense de Letras (AAL) e membro do Conselho Editorial do Senado Federal. O escritor, de 70 anos, estava internado há alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em Macapá após ter piora durante o tratamento contra dois cânceres.
Fernando Pimentel Canto nasceu na cidade de Óbidos (PA), em 29 de maio de 1954. Ele foi sociólogo, professor doutor, poeta, cronista, contista e músico.
Ao longo de sua vida, dedicou-se incansavelmente à valorização e divulgação da arte e cultura amapaenses, especialmente através de seus estudos e entusiasmo pela tradição do Marabaixo.
A família o descreveu como um “retratista fiel da realidade ribeirinha e propagador da identidade amazônica”. Fernando Canto foi uma figura indispensável na construção do patrimônio cultural do Amapá.
Ao longo da vida escreveu mais de 18 livros. O escritor estava confirmado para participar da Folia Literária, considerado o maior evento de literário do Amapá com data para ocorrer de 7 a 10 de novembro.
Escritor Fernando Canto com o novo livro “O Centauro e as Amazonas” — Foto: Coletivo Juremas/Divulgação