A empresa espanhola Aena assumiu nesta segunda-feira (27) a gestão do Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, no oeste do Pará. Em agosto do ano passado, a companhia venceu a licitação para gerir 11 aeroportos nos estados do Pará, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Uma coletiva de imprensa foi realizada durante a manhã para anunciar obras de ampliação e melhorias.
O terminal de Santarém foi o décimo da nova rodada de concessão dos aeroportos que passarão a ser administrados pela companhia. A Aena é a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros.
De acordo com o diretor-presidente, Santiago Yus, a meta é atender 700 mil passageiros por ano, com conforto e qualidade. A previsão é que essas primeiras mudanças fiquem prontas até novembro de 2026.
Para atender à demanda, o aeródromo de Santarém receberá melhorias, a fim de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável aos passageiros. A Aena informou ainda que haverá modificação na segurança da pista. A empresa planeja também adequar a faixa preparada, implantar áreas de escape na cabeceira das pistas, e aumentar as luzes de aproximação. No pátio, deve ser feita a remodelação para ampliar o atendimento para voos privados e acrescentar dispositivos de acessibilidade.
No terminal a proposta é ampliar e reformar a área pública, que deve ficar 4 vezes maior, além de remodelar o meio fio. Ainda com melhorias, no setor de bagagem serão implantadas novas esteiras e aumentar a inspeção de bagagens domésticas.
Com informações do G1-Santarém