Grande procissão iniciou por volta das 7h da manhã deste domingo (26) saindo da Igreja de São Sebastião e percorrendo as ruas de Santarém por aproximadamente 7 KM.
Por Dominique Cavaleiro, Kamila Andrade, g1 Santarém e região — PA
Os católicos santarenos viveram um dos momentos mais aguardados do ano neste domingo (26) quando a edição 105 do Círio de Nossa Senhora da Conceição saiu pelas ruas de Santarém, no oeste do Pará. A caminhada saiu da Praça São Sebastião por volta das 7h da manhã.
A caminhada percorreu ruas da cidade em aproximadamente 7 KM das mais diversas expressões de devoção e fé. Emocionados, os católicos renovavam suas forças na Mãe de Jesus e aproveitavam os momentos para agradecer pelas graças alcançadas.
Antes mesmo da missa iniciar, às 6h da manhã, centenas de pessoas já se concentravam na Praça Barão de Santarém, de onde saiu a caminhada. Esse é o caso dos cordeiros, que guardam seus lugares em um dos lugares mais disputados da caminhada.
Quanto mais próximo de Nossa Senhora da Conceição, mais emocionante é a história que impulsiona os fieis para se manterem firmes até a chegada no elevado da Praça da Matriz.
Foram aproximadamente 3h30 de caminhada em um domingo que tinha tudo para ser de muita quentura e clima pesado, devido à fumaça que assolava a região por todos os dias que antecederam o Círio. Mas neste domingo o cenário foi diferente. Para o diretor da Festa, Padre Ruy Barbosa, o conforto climático é uma intervenção divina: um milagre.
“É um milagre. Pedimos para todos se protegerem então hoje percebemos que o clima está nublado, o clima tá bom, não teve aquele peso da fumaça”, contou o padre.
Ainda de acordo com o Padre Ruy Barbosa, o Círio 105 fluiu de uma forma leve e organizada, conforme as expectativas da coordenação.
O Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, também avaliou a edição 105 do Círio da Conceição e falou do envolvimento de toda a comunidade, desde os profissionais da comunicação, promesseiros e voluntários.
“Não é apenas um grupo, não é uma diretoria que faz o Círio. É cada um, são vocês da comunicação, são as pessoas que distribuem águas, são as pessoas que estão na corda, são aqueles que conduzem a berlinda, aqueles que organizam as cerimônias, tudo faz parte do Círio. O Círio é algo de unidade, de comunhão, de participação. Isso é tão belo, tão bonito, porque expressa toda a fraternidade que o povo amazônico, o povo desta região, carrega nas suas veias desde há muitas gerações. Parabéns, povo do Oeste do Pará. Parabéns, Santa Rita. Parabéns, maravilha do Círio da Conceição”, disse Dom Irineu Roman.
Veja mais no link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/cirio-da-conceicao/noticia/2023/11/26/devocao-fe-e-emocao-marcam-caminhada-dos-catolicos-santarenos-no-cirio-da-conceicao-2023.ghtml