Equipe do Hospital Regional preparou um momento especial com cartazes e carinho para marcar a saída de Davi Emanoel, de 1 ano de idade
Foto: Divulgação
Um misto de saudade e felicidade tomou conta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. O motivo foi a saída da Unidade, após 538 dias de internação, de Davi Emanoel, de 1 ano e 5 meses. Ele recebeu alta da UTI Pediátrica para a enfermaria da ala infantil do hospital, na quinta-feira (25).
“O que estou sentindo agora não tem explicação. Deus sabe que por noites pedi que isso acontecesse. Quando eu cheguei não sabia ao certo o que o Davi tinha, mas, nós fomos acolhidos pelas equipes de todos os turnos. Eles sentiram a minha dor, choraram e sorriram comigo. Digo que o meu filho tem duas famílias, a nossa e a do hospital”, disse a mãe, Gerlane Prado Torres, de 22 anos.
A mãe de Davi também ressaltou o vínculo criado com os profissionais e os momentos especiais. “Foram 11 mesários comemorados. Eles viram a primeira vez que o Davi sentou, que ele tentou falar, o primeiro dentinho, a primeira vez que ele ficou em pé sozinho e a primeira vez que ele ficou sem o ventilador mecânico. Meu coração transborda de felicidade e gratidão por essas pessoas. O amor cura”, assegurou Gerlane Torres.
Cartazes e carinho elétrico fizeram para da alta humanizada preparada pela equipe da UTI Pediátrica. O coordenador do complexo neonatal do HRAS, Adriano Furtado, lembra que o menino foi transferido do município de Gurupá, localizado na chamada de região das ilhas, após anoxia neonatal (deficiência de oxigênio) e destacou a importância da alta da criança e a alegria dos colaboradores por terem feito um atendimento de excelência durante toda a internação da criança.
“O guduco como era chamado carinhosamente o Davi pelos profissionais, virou um verdadeiro integrante da equipe. Às vezes o plantão era muito difícil, cheio de intercorrências e nós olhávamos para ele e sentíamos um bálsamo em nossos corações, uma calma. Foi gratificante ver nosso menino ter alta e ir para enfermaria pediátrica. Pela primeira vez foi num balanço e, como já esperávamos, abriu aquele sorriso lindo e encantador. E, agora vai ele experimentar novas vivências e ser feliz”, celebrou o coordenador.
Toda equipe torce para que Davi continue evoluindo na sua recuperação e consiga retornar em breve para a casa de sua família. Mas, agora segue sua estadia no HRAS na ala pediátrica da unidade e continuará recebendo os cuidados assistências em um ambiente mais amplo e com casos de menos gravidade.
“Cada alta é muito importante e especial. A equipe comemora, se alegra, porque é o momento que o paciente sabe que melhorou ou está melhorando, como é o caso do Davi. Essa é a nossa missão, devolver os pacientes para a sua rotina com a melhor qualidade de vida possível”, ponderou a diretora assistencial Renata Oliveira.
SERVIÇO:
O Regional Abelardo Santos é uma unidade pública, administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRAS mantém 340 leitos de UTI e Clínicos (pediátricos e adultos), atende a 13 especialidades médicas, e conta com o serviço de equipes multiprofissionais, entre elas, a hidroterapia. Além disso, são realizados 20 tipos de exames de imagem e dispõe de 350 especificações para solicitação de diagnósticos laboratoriais.