Profissionais da unidade do Governo do Pará vestiram roupas coloridas e se caracterizam para comemorar a data com pacientes da Clínica Pediátrica e da UTI
No Dia das Crianças – 12 de Outubro, Willian Daniel Correa Siqueira completou quatro anos de idade. Além dos presentes da família, o menino ganhou um grande presente nesta sexta-feira (13). Internado há um mês na clínica pediátrica do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, ele foi surpreendido pela visita de uma trupe especial.
Ele e outras crianças internadas receberam a visita da “Trupe da Alegria”, que levou presentes, música e muita diversão aos pacientes e familiares. Willian se encantou com as canções infantis e chegou a pegar o violão de brinquedo para acompanhar.
“As crianças internadas se sentem sozinhas, presas, e vimos uma alegria tão grande. Eu, como pai, fiquei muito feliz, e ele também. Estava dormindo, e acordou sorrindo e dançando. Meu filho é sempre animado. Nesse momento, eu fico muito grato não só por ele, mas também por todas as crianças que ficaram felizes com essa visita”, disse Adamor Pinheiro Correa, agricultor e pai de Willian, que reside na comunidade Andirobal, no município de Óbidos, também no oeste paraense.
Cores e muita alegria – Os integrantes do grupo são profissionais do Hospital, que fazem parte do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). Eles se caracterizaram com narizes de palhaço, perucas, óculos, roupas e outros adereços coloridos, e também pintaram os rostos.
Em parceria com os profissionais da clínica pediátrica, a trupe foi ao encontro de cada criança internada, levando alegria e acolhimento. Além da música e atividades de lazer, eles também presentearam as crianças internadas na clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica com brinquedos doados, cadernos para colorir e giz de cera.
“Pode parecer uma ação simples, mas é de muita importância. Estamos falando de um momento que proporciona mais qualidade de vida e brincadeira para essas crianças, que acabam se divertindo, e isso faz bem para o tratamento e a recuperação dos nossos pequenos guerreiros”, ressaltou o supervisor de Humanização do HRBA, Douglas Caldeira.
A ação também contou com um “Mural da Coragem”, no qual foram coladas fotos de todas as crianças internadas na clínica pediátrica. A iniciativa, além de comemorar o Dia das Crianças, visa à humanização do atendimento em saúde, pilar fundamental na assistência prestada pelo Hospital Regional de Santarém, unidade que pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde.
“Não poderíamos deixar de comemorar essa data tão importante com as nossas crianças. Faz parte da humanização que levamos sempre em cada atendimento. Queremos mostrar que não estamos preocupados apenas com a recuperação física desses pacientes, mas queremos proporcionar momentos de alegria e bem-estar não só para os pequenos, mas também para os pais e mães. Só assim conseguimos prestar uma assistência de excelência a todos os nossos usuários”, ressaltou o diretor-geral da unidade, Gean Francisco Cercal.
Serviço: Localizado no Oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de habitantes, residentes em 30 municípios da região, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade, pertencente ao Governo do Pará, é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.
Texto: Ascom/HRBA