Recentemente o Pará passou a ter 50 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro. Em entrevista a um dos jornais de Belém, o ministro do Turismo Celso Sabino afirmou que as cidades incluídas na plataforma passam a ter prioridade na pasta.
Óbidos está entre as 50 cidades e o que ela pode ganhar com isso? A cidade passa a ter prioridade para acessar recursos do governo federal, via MTur, no que diz respeito a infraestrutura turística. O ministro disse que o Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que ajuda na definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos pelo governo federal para a elaboração e/ou revisão de planos, estudos e planejamentos, visando o fortalecimento da gestão descentralizada, obras de infraestrutura turística e oferta de cursos de qualificação profissional por exemplo.
Depois de incluída no Mapa, a cidade passa a ter uma classificação crescente que é:(D,C,B e A) dependendo de critérios relacionados a economia do turismo. Óbidos está na letra D, por enquanto, só Belém é categorizada com a letra A. Na B se encontra os municípios de Altamira, Marabá, Parauapebas, Redenção, Santarém e o mais novo incluído no Mapa, Salinópolis.
Entre os critérios para a classificação estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagem, a quantidade estimada de visitantes domésticos e a quantidade estimada de visitantes internacionais.