O Turismo gerou mais de R$ 750 milhões em receita para o Estado em 2023, como resultado dos gastos de mais de 1 milhão de turistas nacionais e internacionais em visita a destinos paraenses, principalmente nos segmentos de sol e praia e ecoturismo
O Pará vem consolidando sua posição como destino turístico estratégico no Brasil, com avanços significativos na atração de visitantes e na infraestrutura. O relatório “Check-in: Férias de Verão”, publicado pelo KAYAK, reforça o protagonismo do estado ao destacar a capital paraense, Belém e os municípios de Santarém e Marabá, oeste e sudeste paraense, como destinos em ascensão para as férias de 2025.
Belém, conhecida como a “Metrópole da Amazônia”, continua sendo a principal porta de entrada para o turismo no estado. Conforme os dados divulgados pelo KAYAK, a capital tem se tornado uma escolha popular entre os viajantes por sua rica cultura, gastronomia singular e eventos icônicos, como o Círio de Nazaré. Além disso, Belém lidera as buscas na região, mostrando uma crescente procura por experiências autênticas e culturais.
Já o município de Santarém, com suas praias de água doce e a exuberância de Alter do Chão, consolidou-se como um dos principais destinos de natureza do Brasil. Segundo o levantamento do KAYAK, a cidade localizada no oeste do estado, está entre os locais preferidos para quem busca ecoturismo durante o verão. Este destaque é acompanhado por um aumento na oferta de infraestrutura hoteleira e iniciativas como a FITA (Feira Internacional de Turismo da Amazônia), que promove os atrativos da região.
Marabá, por sua vez, desponta no cenário nacional como um polo de turismo de negócios e ponto estratégico para o ecoturismo. O KAYAK também identificou que a cidade tem atraído um perfil diverso de viajantes, que inclui desde executivos até famílias em busca de aventuras na região de Carajás e arredores.
A atividade econômica do Turismo gerou mais de R$ 750 milhões em receita para o Estado do Pará em 2023, como resultado dos gastos de mais de 1 milhão de turistas nacionais e internacionais em visita a destinos paraenses, especialmente nos segmentos de sol e praia e ecoturismo. Na comparação com o ano anterior, os números representam mais de 13% no aumento das divisas entrando na economia do Estado e um acréscimo superior a 11% no número de turistas vindos ao Pará. O turismo gerou cerca de 60 mil empregos em 2023 em solo paraense.
“Com um potencial que vai além das expectativas do visitante nacional e internacional, o Pará segue investindo em sua promoção como um destino singular. Belém, Santarém e Marabá reafirmam sua importância, sendo protagonistas no fortalecimento do turismo paraense, que promete continuar em alta nos próximos anos”, explica o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.
A pesquisa do KAYAK ressalta ainda, a importância da conexão do Pará com tendências globais de viagem. A valorização de destinos sustentáveis e experiências únicas está em sintonia com as ações realizadas pela Secretaria de Turismo do Pará (Setur), que busca integrar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e valorização cultural.
O setor gastronômico também é destaque no estado, com Belém vista como destino referência como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO. A combinação de ingredientes regionais, como tucupi, jambu e açaí, atrai turistas que desejam explorar sabores autênticos da culinária amazônica. Esse segmento, aliado aos atrativos naturais e culturais, posiciona o Pará como uma referência no turismo sustentável e responsável.