O Barco Hospital Papa Francisco completou 4 anos de missão pelos rios da Amazônia, e a data foi comemorada com a celebração de uma missa pelo Frei Afonso, em plena praia, onde a unidade fluvial está atuando na comunidade Aramanai, no Tapajós.
Faz parte da equipe de voluntários do barco, a médica obidense Ana Lúcia Azevedo, que reside na cidade de São Paulo há muito tempo, mas nunca perdeu o vinculo com sua cidade, onde seus pais moram até hoje. Ana é formada pela Universidade Federal do Pará e trabalha no hospital São Paulo, Escola Paulista de Medicina, no convênio Amil e no no Ambulatório de Especialidades SUS Dra. Maria Cristina Cury.
Lúcia falou que quando soube do barco, foi visitá-lo em Obidos em julho de 2019. A partir daí a vontade de trabalhar em alguma missão foi forte. Então ela cadastrou com o Anderson, que é a pessoa responsável pelo cadastro dos voluntários e em julho fui chamada para a sua primeira missão e Espera participar de outras.
Com relação a missão Ana Lúcia falou: “A equipe fixa do barco é muito competente, além de serem pessoas muito boas de convivência. Todos são de Óbidos. Quanto aos meus colegas de profissão, formamos um grupo muito coeso e engrenado no trabalho. Todos ajudavam uns aos outros”.
Ana não sabia do aniversário do barco. “Na verdade eu nem sabia desse aniversário do barco. Pra mim foi uma surpresa e ainda mais com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazare e a relíquia de São João Paulo II. É muito gratificante trabalhar na região de onde saí. Felicidade sem limites” disse ela.