Empresa especializada encontra peças no sítio arqueológico Cantão em Óbidos. A Matis consultoria em arqueologia é uma empresa especializada em pesquisas arqueológicas realizadas no âmbito do licenciamento ambiental. Ela publicou em sua rede social o achado no sítio Cantão:
“As peças fotografadas são oriundas do sítio arqueológico Cantão, de Óbidos – PA.
Após a análise da coleção, conclui-se que se tratava de um material relacionado à tradição Pocó-Açutuba, esta destaca-se pelo alto índice de vasilhames carenados e presença de apliques cerâmicos, decoração do tipo incisa, policromia, entre outras características.
A escavação do sítio chegou a 290cm de profundidade, revelando uma coleção de mais de 20.000 indivíduos de diferentes tipologias.
A pintura vermelho sobre engobo branco é recorrente, o sítio Cantão é um exemplo deste padrão.
Em fragmentos maiores é possível observar que os pigmentos compõem motivos em linhas e faixas.
A decoração plástica também é variada: marcações incisas, ponteadas, escovadas e unguladas; apliques, impressões com corda constituem o repertório decorativo do sítio.
É possível observar que as técnicas adotadas compõem, muitas vezes, formas geométricas. Observamos durante a análise a presença constante de linhas oblíquas formando triângulos.
O sítio Cantão foi analisado pelo arqueólogo Marcony Lopes Alves