Realizada pela Secretaria de Estado dos Povos Indígenas, a programação deste ano tem como tema “Pará é Território Indígena”

Camila Guimarães

A Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30, evento que abriu o último dia da Semana dos Povos Indígenas, em Belém, foi realizada neste domingo, 21, contando com a presença de cerca de 50 povos – mais de 600 indígenas – junto a representantes do poder municipal e estadual do Pará e entidades apoiadoras. Entre as pautas levantadas constavam a demarcação de Terras Indígenas (TI), o combate ao garimpo ilegal e ao desmatamento.

Para o governador Helder Barbalho, não apenas a caminhada, mas toda a Semana dos Povos Indígenas, que começou na última quinta-feira, 18, serve para ampliar a busca por soluções para o meio ambiente a nível global:

“Nós temos uma oportunidade única, até aCOP 30, de fazer com que a floresta seja um ponto central dassoluções do clima– as quais passam por soluções para o meio ambiente e também para as pessoas. Lembrando que não é uma jornada de exclusão e concorrência entre indígenas e não-indígenas, mas de convergência e conciliação, para que a gente possa buscar um amanhã melhor para o nosso Estado, para a Amazônia, para o Brasil e para o Planeta”.

Ao longo dos quatro dias de evento, a sociedade civil em geral esteve presente e participou da agenda – afirma a secretária dos Povos Indígenas do Pará, Puyr Tembé: “Eu fiquei bem surpresa porque eu vi a sociedade participar. Os estudantes, a juventude, professores. Eu acho que nós estamos reflorestando mentes, reflorestando as organizações e fortalecendo o nosso secretariado, o governo como um todo – que o papel é defender, é valorizar como um todo os povos indígenas”.

Deixe um comentário

Exit mobile version