A quinta-feira(27) foi dia de folia da garotada obidense. O lúdico tomou conta do lugar e o mundo imaginário sobrevoou as ruas de Óbidos. O bloco Mirim Unidos do  Umarizal teve como tema “Revivendo a Nossa História”. Na verdade no bloco dança crianças, jovens e adultos e todos entram no clima juvenil.

BLOCO MIRIM UNIDOS DO UMARIZAL

O Bloco Mirim Unidos do Umarizal foi fundado em 20 de fevereiro de 1998, por Eliete Salgado Vieira, com apoio e incentivo da comunidade do reduto conhecido como “Umarizal” no bairro de Lourdes, e da Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da antiga Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente.

O Bloco Mirim é composto exclusivamente por crianças de todos os bairros de Óbidos. Nesse dia as crianças saem pelas ruas fantasiadas e mascaradas, esbanjando muita alegria e beleza.

O carnaval da Rua Antônio Fernandes, no “Canto do Seu Augusto” mais conhecido como “Umarizal”, é realizado desde 1990, com o objetivo de dar oportunidade as crianças de participarem do carnaval.

Em 1998, ano de sua fundação, o Bloco Mirim Unidos do Umarizal se apresentou no carnaval com a música “Os Mascarados”, de autoria da compositora Rosimar Vieira Teixeira.

O bloco tradicionalmente se apresenta nas quintas-feiras de Carnapauxis, tendo como público principal, as crianças.

 

TEMA 2025: “REVIVENDO A NOSSA HISTÓRIA”

O Bloco Mirim Unidos do Umarizal celebra, em 2025, 27 anos de história e tradição no Carnapauxis. Por isso, a diretoria definiu como tema: “Revivendo a Nossa História”, para marcar a existência e o legado deixado pelo bloco Mirim, que é consideração o responsável pela introdução das futuras gerações na maior manifestação cultural de Óbidos.

Neste ano, o bloco não apresenta música nova. Em harmonia com o tema, a música que será trabalhada na apresentação de hoje foi lançada em 1999 com o nome“Carnapauxis está pegando fogo”, de autoria de Rosimar Vieira e interpretação de Manuel Duarte.

A composição é considerada um dos grandes sucessos do Carnapauxis e até hoje é uma das referências do bloco do Umarizal.

O objetivo do tema e da apresentação deste ano, é mostrar o orgulho do bloco que, apesar de ser destinado às crianças, cresceu com o maior carnaval de rua da Amazônia, e tem resistido as mudanças ao longo do tempo, mantendo-se como a porta de entrada dos pequenos foliões, no universo de alegria, colorido e paixão do Carnapauxis.

COMISSÃO DE FRENTE

Composta por 18 crianças, com idades entre 6 e 11 anos, a comissão de frente faz alusão às comissões que já foram apresentadas em anos anteriores com fantasias de Carmem Miranda, Colombinas e o Mascarado Fobó.

As fantasias foram confeccionadas pelo Ateliê Nalda Confecção.

PORTA-ESTANDARTE
Nome: Maria Eduarda Assunção Idade: 11 anos

A fantasia de Maria Eduarda é uma releitura de fantasias das rainhas que outrora participaram dos concursos que o bloco já participou em anos anteriores.

Nas cores azul e dourado, a fantasia da Porta-Estandarte tem máscaras, que fazem uma homenagem a ao rei da folia, o Mascarado Fobó.

Maria Eduarda se apresenta pela primeira vez como porta-estandarte do Bloco Mirim Unidos do Umarizal.

RAINHA
Nome: Ana Clara Silva Idade: 11 anos

Assim como a porta-estandarte, a fantasia da rainha Ana Clara também é uma releitura de fantasias das rainhas que outrora participaram dos concursos que o bloco já participou em anos anteriores.

A fantasia foi confeccionada com as cores predominantes verde, lilás e dourada. Uma referência à fantasia usada em um concurso das Rainhas do Bloco, onde a mesma fazia alusão à Serra da Escama e suas flores de Pau D’arco.

As fantasias da porta-estandarte e da rainha do Bloco Mirim, foram confeccionadas pelo artista Gercino Ferreira.

ALA DOS FOLIÕES MIRINS

Em 2025, o Bloco Mirim Unidos do Umarizal mantém a tradição, que permite a participação maior de crianças que moram em áreas carentes da cidade, por meio da doação de fantasias.

Confeccionadas com recursos recebidos por meio de incentivo cultural da Lei Aldir Blanc, com captação coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Óbidos, o Mirim doou 100 fantasias, para pequenos foliões vindos do bairro Perpétuo Socorro, grande área do São José Operário e bairro São Francisco.

Desse total, 60 fantasias são no estilo frevo, ritmo musical brasileiro que surgiu no final do século 19, em Pernambuco. E 40 são fantasias no estilo Carmem Miranda, com turbantes, saias, plataformas, adereços, bijuterias e balangandãs

As fantasias foram confeccionas por Eliete Vieira, fundadora do Bloco Mirim e ex- presidente da entidade.

Diretoria
Presidente: Milena Vieira Vice-presidente: Walter Kelly Barros Secretária: Rosineia Silva

 

Deixe um comentário

Exit mobile version