O domingo de carnaval na cidade de Óbidos foi colorido. Quem levou a alegria aos foliões foi o bloco Xupa Osso, que teve como atração P.A. Chaves. Desde cedo começou a chegar gente na concentração, que fica na praça de Sant’ana, no centro da cidade e a criançada ja aproveitava o momento brincando com o tradicional banho de espuma. Os bonecos mascarados indicavam o início do bloco e as cobras deslizavam no meio da multidão, pois eram elas as homenageadas do dia. Durante percurso o banho de cheiro também marcou mais uma vez o desfile do bloco no Carnapauxis.
HISTÓRICO DO BLOCO XUPA OSSO
O Bloco Xupa Osso é uma continuação do antigo Bloco “Barreirão” que saía aos domingos do mês de janeiro e fevereiro da Praça Barão do Rio Branco, conhecida com Praça de Sant’Ana, especificamente da residência do Sr. Emanuel Kelly Aquino (Paúca).
A ideia de organizar um bloco de carnaval de rua surgiu da senhora Sílvia Doriam Ferreira, e de integrantes do “Barreirão” entre eles: Ronaldo Pantoja, Ary Ferreira, Jorge Ary (Jorjão), Teodósio Farias (Duzinho), Idilamar Aquino, Marlise Lopes, entre outros.
O NOME
Fundado em 1o de fevereiro de 1997 o bloco que recebeu a denominação de “Xupa Osso”, foi proposto por Jorge Ary Ferreira, que votado em Assembleia Geral, realizada na Assembleia Recreativa Pauxis – ARP em 1 de fevereiro de 1997 foi aprovado.
O nome Xupa Osso tem origem no apelido dado aos filhos de Óbidos. O apelido surgiu no final da década de 60 quando o empresário Isaac Hamoy, exportava osso para os Estado Unidos e a maioria dos obidenses vendiam osso ao empresário. Esse apelido foi dado pelo município vizinho de Oriximiná, que era “rival” número um dos obidenses e também conhecidos como “Espoca Bode”.
CARACTERÍTICAS
A característica do “Xupa Osso” é a camisa estilo abadá colorido tendo o destaque de sua logomarca (o homem na rede chupando osso). Essa logomarca foi originada pela cultura do paraense do uso constante da rede, e o osso devido ser o apelido dos obidenses.
O bloco sempre procura inovar no Carnapauxis, foi o primeiro a trazer o abadá, banho de cheiro, banho de espuma, banho de confetes, bonecos móveis, fogos de artifícios, Mascarados Fobós gigantes e os famosos macacões, além de oferecer aos brincantes o kit completo (abada, chapéu e short), entre outros.
O “Xupa Osso” é considerado um dos mais animados e que arrasta multidões trazendo para o domingo de carnaval, que é o seu dia oficial, muitos turistas.
TEMA 2025 “COBRA DO BEM”
A temática “Cobra do Bem” é uma referência às lendas amazônicas das cobras “Maria Caninana” e “Honorato”, destacando a riqueza cultural da região amazônica. Segundo a lenda Honorato era bom e salvava quem estava em perigo, enquanto Maria Caninana era má e atacava as pessoas.
Em 2025 o canto e compositor Xande Alves, que já é conhecido pelos foliões por sucessos como “Atrás do Xupa Osso eu Vou”, hino do bloco, mais uma vez demonstra sua conexão com a festa obidense, ao compor a música “Cobra do Bem”.
Além da música, outro destaque do bloco é o abadá 2025, que traz uma arte exclusiva assinada pelo talentoso artista obidense Ricolla Paiva. Essa nova parceria promete reforçar a identidade cultural do Xupa Osso e atrair ainda mais foliões.
PORTA-ESTANDARTE
A porta-estandarte Karina Lopes está acompanhada do seu guardião Cassiano Silva, ambos são alunos da escola Prof. Mauricio Hamoy.
ALA DOS FOBÓS
A diretoria do Xupa Osso apresenta esse ano 30 Mascarados Fobós gigantes com uma nova roupagem. Demonstrando o novo visual do bloco.
ALA DAS COBRAS
As alegorias de Onorato e Maria Caninana passeiam pelo bloco dando vida ao tema de 2025. Cada alegoria e conduzida por 17 pessoas, que se apresentam entre os foliões e mostrando a nova roupagem das alegorias das cobras. No total são 34 pessoas conduzindo as estruturas das cobras.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
ARTISTA PLÁSTICO:
Ricola Paiva contribui com o bloco desde os seus 19 anos de idade. Ele é o responsável pela produção da logo do Bloco e criou a nova roupagem dos fobós e das cobras este ano.
SOBRE A MÚSICA
Música: Cobra do Bem
Compositor: Xande Alves
Arranjos: Xande Alves
Intérpretes: PA Chaves, Xande Alves, Tony Amaral, Gracerlane Alves, Neto Moreno, Arthur, Dz Grandão, Marcos Cley.