Custos incluem transporte, alimentação, hospedagem e lazer. Em algumas cidades, os leitos devem esgotar até a festa.


As cidades do interior do Pará devem ter uma movimentação intensa de Carnaval neste ano, marcado para o dia 4 de março. De acordo com o representante do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Pará (SHRBS), Fernando Soares, os destinos mais procurados devem ser Vigia, Curuçá e Cametá, para folia, e Salinópolis, Alter do Chão e Marapanim, para descanso. Na maioria dessas localidades, segundo ele, deve faltar leitos de hospedagem para os foliões.
“Nas cidades que têm folia, a ocupação ultrapassa os 100%, podemos dizer, porque falta leito em hotéis e pousadas, as pessoas até alugam casas, ficam em barcos. E no caso de Curuçá, por exemplo, que fica movimentada principalmente no Carnaval, montar um meio de hospedagem para este fim não compensa, e isso vale para outros locais que têm Carnaval”, diz.
Já em relação aos municípios mais procurados por quem quer descansar no feriadão, cada um tem sua particularidade. Fernando cita o caso de Alter do Chão, que possui, de acordo com a entidade, de 10 a 12 meios de hospedagem. Lá, há certa dificuldade de obter essas vagas de última hora, portanto, os interessados devem alugar com antecedência. Salinópolis, por sua vez, tem muitos meios de hospedagem e imóveis para locação, enquanto Marapanim é mais tranquila e comporta o público tranquilamente, ganhando mais com alimentação fora do lar.