O local ganhará passarela metálica com mirante, quiosques para lanche, jardins de chuva, área para piquenique, espaço para eventos, espaço pet, urbanização viária, playground, academia ao ar-livre e fonte interativa
Nesta terça-feira, 7, o governador Helder Barbalho assina a ordem de serviço para as obras no canal da Avenida Visconde de Souza Franco e a construção do Parque Linear da Doca, em Belém. Esta é uma das intervenções urbanas que será executada pelo Governo do Pará que prepara Belém para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP 30, em novembro de 2025.
As obras serão realizadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), por meio de um convênio com a Itaipu Binacional. No canal, que mede 1.200 metros, serão desempenhados os serviços de pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização e passarelas. As obras vão iniciar no perímetro entre as avenidas Marechal Hermes e Pedro Álvares Cabral.
O Parque Linear vai transformar toda a Avenida Visconde de Souza Franco em mais um cartão postal da capital paraense. Com a reconstrução, o local ganhará passarela metálica com mirante, quiosques para lanche, jardins de chuva, área para piquenique, espaço para eventos, espaço pet, urbanização viária, playground, academia ao ar-livre e fonte interativa.
“A população de Belém vai ganhar um espaço de convivência e entretenimento requalificado, que agrega e incentiva valores ambientais e culturais em um local que hoje é bastante frequentado na nossa cidade. O Parque Linear da Doca contempla espaços de convivência, alimentação, espaço para crianças, pet, descanso e contemplação, dentre outros com integração com a natureza e a tecnologia. Essa obra é mais um importante avanço dentro da organização urbana que Belém terá com a realização da COP 30”, disse o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.
Também serão executados mais de 2.400 metros de novo asfaltamento na Avenida Visconde de Souza Franco, construção do novo sistema de drenagem de chuva e rede de esgoto sanitário, ciclovia, sistema de energia limpa, além da substituição de seis comportas para controle de água de maré.
Projeto – O Parque Linear da Doca foi distribuído para criar uma melhor relação dentro da área já existente. Foi projetado para proporcionar espaços diversificados para o lazer infantil, prática de esportes, espaços de contemplação e alimentação, além de uma nova praça junto à desembocadura do canal.
A obra do Estado vai proporcionar um aumento da arborização com o plantio de árvores ao longo de todo o parque, o que, além de ser essencial em um espaço público de qualidade, é extremamente importante para proporcionar um maior conforto térmico e sombreamento para os pedestres, crianças e esportistas que frequentam o espaço.