DR. FÉ UMA VIDA DEDICADA A SAÚDE E AO ESPORTE

Aristides Dias

Vou falar dessa vez de um cidadão obidense que merece todas as honrarias do povo Pauxiara. Falo de Felinto Bentes Marinho, médico que dedicou grande parte de sua vida a cuidar da saúde dos seus conterrâneos. Desde que voltou a sua terra natal exerceu dignamente sua profissão de médico e de grande desportista de sua cidade.

No meu entendimento Dr. Felinto Marinho foi um divisor de águas no futebol obidense. Desde que chegou em Óbidos, na década de 1970, o futebol Pauxis ganhou outros ares. Diria que ele semiprofissionalizou o futebol por aquelas bandas,

Dr. Fé, como era mais conhecido, formou uma espécie de base do futebol ao criar o Paturizinho que passou a ser um sub-15 do Paturi, time de “pelada” que levava o nome do pedaço de terra da família que fica na aba da Serra da Escama. No campeonato de “pelada”, todo mundo queria ganhar do badalado Paturi, por isso o “Peladão” ficou tão interessante quanto o campeonato da divisão principal.

Depois que assumiu o Paraense, Felinto pegou a garotada do Paturizinho, que ele fez de base e formou um timaço quase que imbatível, dominando boa parte da década de 1980.

Quando surgiu as categorias inferiores no futebol obidense, os primeiros clubes foram: Marianinho, Santos, Paturizinho, Vila Nova entre outros, fui jogar no Paturizinho por causa que o Dr. Fé incentivava com jogos de camisa e calção, além da farra de mini-bom e refrigerante depois do jogo pra molecada. A farra com os adultos do Paturi, era de cerveja após o jogo, essa era uma das marcas registradas do Felinto.

Foi quando estava no auge de sua passagem pelo futebol obidense que a seleção de Óbidos conquistou seu primeiro título da Copa Oeste de Futebol, na cidade de Monte Alegre, em 1987.

Ele sempre foi um nome polemico no futebol por saber fazer cartolagem, por isso surgiam vários comentários a seu respeito em favorecimento ao Paraense. Até nos bastidores ele agitava o futebol local.

Além do esporte, Dr. Fé desenvolveu um excelente trabalho na área da saúde no município de Óbidos, onde trabalhou por muitos anos na Santa Casa e realizou vários mutirões pela secretaria de saúde nos interiores, principalmente nas áreas de Várzea.

Dr. Fé chegou a entrar na política, mas não era muito a dele, inclusive foi vice-prefeito na gestão do Haroldo Tavares, foi candidato a vereador, mas não continuou na política, preferiu ficar na área da saúde e no esporte.

Lembrando que essa paixão pelo esporte vem desde sua juventude quando nadava e remava pela Tuna em Belém do Pará.

Hoje, Felinto Marinho empresta seu nome a uma Unidade Básica de Saúde Fluvial, o que eu acho muito pouco pelo que fez pela saúde e pelo esporte do município.

Deixe um comentário

Exit mobile version