No inicio da noite deste sábado(20), aconteceu o lançamento do livro “Terra Anfíbia” do obidense Romualdo de Andrade, na Casa de Cultura de Óbidos, antigo Quartel.

A concorrida noite reuniu escritores, amigos e parentes do escritor, além da apresentação luxuosa da cantora Ádria Goes.

• Sinopse do Livro:

Os contos desta coletânea se passam, em sua maioria, nas terras anfíbias da Floresta Amazônica e falam das mazelas do ser humano, com um enfoque especial à morte. Ela é recorrente e surge de maneiras e pontos de vista variados. São dezesseis histórias deste caboclo do Norte, observador de sua região, que evoca um clima por vezes sombrio, onde a desesperança é, às vezes, renovada por um laivo de fé e, em outras, enfrentadas com resignação e altivez. Os contos têm uma sensibilidade muito grande: se há incerteza, também há poesia e beleza que aliviam o leitor, mostrando-lhe que essa beleza é possível inclusive diante da morte.

Mesa composta por poetas e escritores obidenses.

• Informações Sobre o Autor:

Romualdo de Andrade Filho é consultor de sistemas de informação graduado em Administração pela PUC-Campinas e em Licenciatura em História pelo Mackenzie-SP. É paraense, nascido na cidade de Óbidos. Tem textos, contos e microcontos publicados em coletâneas pelo Brasil. Em 2020 e 2022 os contos Terra Anfíbia e O Vaso Grego venceram o Prêmio Off Flip de Literatura, em Paraty-RJ. Em 2020, com o conto O Homem que Escutava Cornelius Cardew ficou em primeiro lugar no concurso de contos Prêmio Mário Quintana de Literatura de Porto Alegre-RS.

•Sobre Terra Anfíbia e outros Contos

Com apresentação de Fernando Canto e prefácio de Daniel Leite, o “O Mundo Anfíbio” de Romualdo de Andrade, se destaca pela abordagem literária, rica em simbolismos e a habilidade em tecer narrativas que transcendem as fronteiras geográficas e culturais. A linguagem culta e coloquial do autor, assim como sua capacidade de explorar temas universais através de uma lente regional, especialmente focada na Amazônia.

A obra é descrita como uma fusão entre erudição e coloquialidade, explorando temas como mitologia, música e sexualidade de forma cativante e poética. Ressalta-se, entretanto, a maturidade, a profundidade dos contos, a qualidade da ficção e a riqueza de ideias apresentadas. Segundo Canto, a obra atrai a atenção por sua capacidade de criar personagens vívidas e robustas, assim como por sua habilidade em conduzir o leitor por veredas literárias intrigantes.

Público que foi prestigiar o lançamento de “Terra Anfíbia”.

A complexidade das narrativas, que mesclam elementos do real e do imaginário de forma intrincada, provocam no leitor um sentimento de estranhamento e uma sensação de envolvimento sem escapatória. A beleza e a magia estão presentes nas histórias do autor, assim como sua capacidade de explorar o maravilhoso e o devaneio de maneira vigorosa.

Além disso, o texto elogia a sensibilidade romântica do autor, que transparece nas relações psicológicas e estratégicas entre as personagens. Por fim, a linguagem eclética utilizada e a visão multifacetada do autor, que combina elementos regionais com uma abordagem universal, revela um temperamento anfíbio capaz de mergulhar nas profundezas da naturalidade e ancestralidade amazônicas.

• Detalhes de Publicação:

Publicado pela Editora Patuá, Terra Anfíbia e outros contos tem 138 páginas e está disponível em formato impresso. O ISBN é 978-65-5864-749-2. O livro pode ser adquirido no site da Editora Patuá editorapatua.com.br/terra-anfibia-e-outros-contos- de-romualdo-de-andrade/p , na Amazon Terra anfíbia | Amazon.com.br ou pode ser adquirido com o autor pelo WhatsApp (35) 99855-5408

Deixe um comentário

Exit mobile version