Os 15 vereadores eleitos também participaram da cerimônia de diplomação, realizada nesta quinta-feira, 19, na Câmara Municipal.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), por meio da 22ª Zona Eleitoral, realizou na manhã desta quinta-feira (19) a cerimônia de diplomação do prefeito eleito de Óbidos, Jaime Silva (MDB), do vice-prefeito Jalico Aquino (PSD), além dos 15 vereadores eleitos nas eleições deste ano. A solenidade aconteceu no Plenário Dr. Emmanuel Simões Rodrigues, na sede da Câmara Municipal de Vereadores.

Jaime Silva recebeu das mãos do juiz eleitoral, Clemilton Salomão de Oliveira, e do promotor eleitoral, Bruno Fernandes Silva Freitas, o quarto diploma de prefeito eleito, desde o início dos anos 2000, quando se lançou como candidato ao cargo de chefe do Poder Executivo. Com a diplomação de hoje, Silva é o único político obidense reconduzido por quatro vezes ao cargo de prefeito, por meio do voto popular.

“Este é um momento de felicidade, mas também de que entendimento que a maioria da população obidense acredita no nosso trabalho e por isso nos colocou pela quarta vez como responsáveis pela condução política e administrativa de Óbidos. Sabemos muito bem dos desafios que nos esperam, apesar de termos evoluído muito nos últimos quatro anos. Mas, quero que a população saiba que estamos preparados para continuar o desenvolvimento do nosso município nas mais diversas áreas: saúde, educação, infraestrutura, esporte e lazer, meio ambiente e no que mais for de nossa responsabilidade”, ressaltou o prefeito diplomado.

O vice-prefeito diplomado, Jalico Aquino, também destacou o momento importante para a política obidense e para o Poder Executivo.

“Este é um momento muito importante, e hoje foi concretizada a nossa diplomação com Jaime Silva. Agradeço a todos os nossos apoiadores, à nossa família, ao prefeito Jaime Silva, à Dona Alice, a todos de um modo em geral que fizeram parte dessa caminhada, colocando sempre para o povo os nossos planos de governo. Agora vamos trabalhar, dar continuidade aos trabalhos e atender essa grande missão que o povo de Óbidos nos deu, atendendo às demandas dos quatro cantos do nosso município”, pontuou Jalico.

Composição da Câmara de Vereadores

Entre as mudanças com a votação nas últimas eleições, está o aumento da bancada de parlamentares na Câmara Municipal de Óbidos, que a partir de 2025 passará de 13 para 15 parlamentares.

Dos 13 vereadores da atual legislatura, apenas 5 conseguiram a reeleição, com exceção do vereador Jalico Aquino, que se elegeu vice-prefeito. A Câmara passa a contar a partir de 1º de janeiro com 10 novos vereadores, destes, 8 nunca atuaram como legisladores. Além disso, o parlamento obidense volta a contar com mulheres no plenário, o que não acontecia desde 2016, último ano em que foi registrada a atuação de vereadoras mulheres na câmara.

O juiz da 22ª Zona Eleitoral, Clemilton Salomão de Oliveira, lembrou que a diplomação encerra o processo eleitoral e credencia os candidatos eleitos a assumirem os seus respectivos cargos a partir de 1º de janeiro de 2025.

“Momento importante para o município de Óbidos, que terá a partir de agora quinze vereadores, primeira legislatura com esse número expressivo de membros do Poder Legislativo. Eles estão agora formalmente aptos a tomar posse no dia primeiro de janeiro de dois mil e vinte e cinco. Aproveitamos essa oportunidade pra conversar com os vereadores, a importância do cargo de cada um deles e a responsabilidade que eles assumirão a partir de primeiro de janeiro. Assim como no caso do prefeito e do vice-prefeito que terão que cumprir os seus compromissos institucionais a partir do ano que vem”, disse o juiz eleitoral Clemilton Salomão de Oliveira.

Seguindo a ordem dos mais votados no pleito municipal de 2024, os vereadores diplomados na solenidade desta quinta-feira foram: Rylder Afonso, Edimaura Vasconcelos, Lilene Viana, Valdo Amorim, Felipe Guerreiro, Rosinaldo Cardoso, Elton Aquino, Erneison Aquino, Emerson Canto, Robson Souza, Isamarc Soares, Nael Vasconcelos, Clara Barbosa, Júnior do Cartório, Izalina Silva.

Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Odirlei Santos/ Divulgação/ ASCOM-PMO

Deixe um comentário

Exit mobile version