A escola começou como Liceu Paraense, hoje Colégio Estadual Paes de Carvalho (CEPC), foi inaugurado em 28 de julho de 1841, época em que a Província do Grão-Pará foi presidida pelo visconde Bernardo de Sousa Franco, que incomodado com a péssima qualidade do ensino secundário construiu a primeira instituição de educação pública do Estado do Pará.
Erguido em estilo neoclássico em que predomina a presença de arcos e colunas, o CEPC tem dois andares para poder comportar as vinte e cinco salas de aula, três laboratórios de química, física e biologia; duas salas de informática, uma sala de leitura, uma sala de vídeos, uma sala de dança, um arquivo, uma secretaria, salas administrativas, um ginásio poliesportivo, um salão nobre onde acontecem as reuniões e os eventos mais importantes da Escola, dentre outros espaços que são utilizados diariamente pelos alunos e pelos funcionários.
As aulas são ministradas nos turnos da manhã, tarde e noite. Pela manhã e tarde, o ensino é para os alunos do ensino médio e à noite, para quem faz o ensino técnico em Administração, Logística e Informática.
O CEPC é o colégio estadual que mais matricula novos alunos todos os anos. Tradição e ensino de qualidade continuam sendo os motivos que levam esses novos alunos à porta do CEPC.
Nas redes sociais existem vários grupos de ex alunos da instituição formados para manterem vivas as memórias dos tempos de Paes de Carvalho.