O local se tornou ponto turístico importante na cidade de Santarém.
Foi assinado na noite de terça-feira, 6, um termo de anuência, entre a Prefeitura de Santarém, a Equatorial Energia Pará e lideranças da ocupação da serra do Saubal, localizado na área da Nova República, autorizando a distribuidora a ampliar a rede de energia elétrica no local que abriga um dos mais importantes pontos turísticos do município: o mirante do saubal, inaugurado recentemente.
O projeto contempla 5 km de rede de baixa e média tensão e a implantação de 180 postes de energia para as 208 famílias que vivem no local. De acordo com o executivo da área de Obras da Equatorial, Jorge Barbosa, a ampliação da rede elétrica vai beneficiar as famílias que moram no entorno do mirante. “A cidade tem crescido de maneira bastante acelerada e, consequentemente, aumentado a sua demanda de energia elétrica, portanto, essas melhorias são essenciais para garantir um fornecimento de energia mais confiável e estimular novos investimentos na região”, reforça o executivo.
Por se tratar de uma área de ocupação, antes a distribuidora não tinha autorização de atuar para reforçar a energia no local. Agora, com a autorização da Prefeitura, a Equatorial fará a obra requerida.
A área que receberá energia elétrica é por onde passam centenas de turistas para contemplar, do mirante do saubal, uma das melhores visões do município de Santarém e, também, do encontro dos rios Amazonas e Tapajós. A previsão é que a obra inicie na segunda quinzena de agosto e se estenda até o final do mês de setembro.
Texto: Núbia Pereira
Foto: Sara Evelyn