Projeto idealizado pela Prefeitura de Óbidos proporcionou espaços para atividades de lazer, arte, cultura e entretenimento.

 

A Prefeitura de Óbidos lançou na manhã de domingo (17), o projeto “Praça em Movimento”, uma iniciativa que tem com o objetivo valorizar a cultura, promover lazer e apresentar ao público projetos desenvolvidos pelas secretarias municipais. A primeira etapa foi realizada na Praça de Sant´Ana, no Centro da cidade com atividades que promoveram a integração com a comunidade.

O evento teve como um dos destaques a exposição e venda de produtos orgânicos da agricultura familiar, valorizando a produção local e sustentável. Os visitantes também puderam desfrutar do sabor autêntico do café regional.

A empreendedora Valcilei Batista aproveitou o momento para ganhar uma renda extra.

“Recebi o convite e aceitei porque foi aqui na praça que eu comecei. A praça é um lugar especial pra mim. Hoje eu tenho um ponto comercial onde eu trabalho. Agradeço à Prefeitura por me fazer lembrar e aproveitar para ganhar uma renda extra”, comemorou a empreendedora.

Outro ponto de destaque foi a exposição e venda da produção das mulheres assistidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), por meio do projeto “Divas da Compostagem”, que ensina a importância da sustentabilidade e do empoderamento feminino.

Dona Erenice da Silva Maciel contou a experiência com o projeto e disse que sente feliz em vender a produção que ainda é um pouco conhecida na cidade de Óbidos.

“Eu era carvoeira e Deus colocou o pessoal da SEMMA com o Prefeito Jaime na minha vida para mudar a minha realidade. Sou muito grata. Eu era carvoeira e agora sou uma diva da compostagem”, disse.

O espaço foi enriquecido com a exposição de artesanatos e artes plásticas, proporcionando uma vitrine para artistas locais mostrarem o talento e criatividade. Entre eles, esteve Albino Gomes, renomado artista plástico obidense que também participou do projeto e aproveitou para vender os belíssimos quadros.

Além da arte e do artesanato, o evento contou com a exposição de projetos pedagógicos das escolas da rede municipal de ensino, como o apresentado pela Escola Municipal Dr. Raymundo Chaves, que apresentou o projeto de maquetes do patrimônio arquitetônico de Óbidos.

A Banda Municipal da Escola de Música Manoel Rodrigues contribuiu encantou o público com a apresentação do variado repertório que contou com músicas regionais e grandes sucessos da MPB.

O evento não se limitou apenas à arte e à cultura, e ofereceu atividades de lazer. Um colorido playground foi montado para crianças e adolescentes, garantindo que o evento fosse inclusivo para todas as idades. A Corrida Kids e as brincadeiras populares garantiram entusiasmo entre as crianças. Além disso, a ação voluntária “Faça Uma Criança Feliz”, que por meio de brincadeiras leva lazer e aprendizado para crianças dos bairros Cidade Nova e São Francisco, também animou o público infantil na praça.

Mãe de gêmeas, Merian Santos, do bairro de Lurdes, aproveitou a oportunidade para levar as filhas que participarem das atividades recreativas na praça.

“Recebi o convite na escola e não pensei duas vezes quando disseram que ia ter corrida, vim e trouxe as minhas duas filhas que ficaram super felizes ao participarem da corrida”, concluiu Merian.

Idealizador do Projeto Praça em Movimento, o prefeito Jaime Silva prestigiou o evento e destacou a importância de mostrar o trabalho interno que a Prefeitura faz através das suas secretarias.

“O projeto Praça em Movimento foi um verdadeiro sucesso, reforçamos os laços com a população trazendo os serviços públicos, além de promover o empreendedorismo e valorizar a nossa cultura local. Nossa intenção é aperfeiçoar essa iniciativa para que mais pessoas possam fazer vendas, expor os trabalhos. Já sabemos que o público gostou, agora vamos trabalhar para melhorar”, ressaltou o prefeito.

O “Praça em Movimento” deve ser levado em breve para outros bairros da cidade. Uma reunião de avaliação será realizada para definir novas metas e melhorias no formato do projeto. A coordenação adiantou também que a iniciativa será descentralizada para comunidades da zona rural do município.

Por:
Rangel Pessoa/ ASCOM-PMO
Fotos:
Divulgação/ Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

Deixe um comentário

Exit mobile version