O obidense Otávio Canto com o público, que demonstrou bastante interesse por meio de um extenso e promissor debate.

No dia 12 de novembro de 2024, o Professor Otávio do Canto participou do Seminário “Tensões pelo uso de recursos, do Congo ao Brasil”, promovido pelo Laboratório Espaço e Sociedade (ESO) da Universidade de Le Mans, na França.

No evento, Canto proferiu conferência intitulada “Usos dos recursos naturais nos territórios do litoral amazônico”. Concluída a apresentação, houve o lançamento do livro “Zonas costeira e estuarina amazônicas: várzea de maré, uso de recursos, ambientes, territórios, conflitos socioambientais e cartografias participativas”, obra organizada pelos Professores Otávio do Canto e Norbert Fenzl e pela doutoranda Márcia Santos. O livro foi prefaciado pelo Professor Dr. François Laurent e reúne dez produções acadêmicas de alunos do PPGEDAM, entre teses e dissertações. A obra foi muito bem recebida pelo público, que demonstrou bastante interesse por meio de um extenso e promissor debate.

A elaboração do livro e a participação do docente no evento faz parte do empreendimento realizado pelo ESO, do qual o professor Canto é pesquisador associado e do Projeto “Desenvolvimento de indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas na zona costeira do estado do Pará”, coordenado pelo Professor Norbert Fenzl, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculado ao Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) e ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará.

Otávio Canto proferindo palestras na universidade de Le Mans, na França.

Deixe um comentário

Exit mobile version