Morto aos 15 anos vítima de uma leucemia, “o primeiro beato de calça jeans e tênis” tem a ele atribuído um milagre feito em Campo Grande, no Brasil
O Liberal
Conhecido como “padroeiro da internet”, o beato Carlo Acutis, que teve um milagre reconhecido pelo papa Francisco, nasceu em 3 de maio de 1991 em Londres, na Inglaterra. Ele mudou-se com os pais para a Itália durante a infância, quando se aproximou do catolicismo.
Morreu em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, em Monza, na Itália. O corpo dele foi preservado com roupas informais. Por isso, é chamado como o “primeiro beato de tênis e calça jeans”. “Carlo será proclamado Santo”, afirma, em nota, dom Domenico Sorrentino, bispo de Assis, na Itália.
“Passando assim do culto local, por sua condição de beato, ao culto universal que caracteriza os santos canonizados. A Igreja de Assis está em festa. Louvado seja o Senhor, que faz grandes coisas para impulsionar o nosso entusiasmo na coerência cristã e no anúncio do Evangelho”, disse ele, também agradecendo ao papa Francisco por favorecer a obra de Deus.
O jovem poderá ser chamado de Santo e venerado com o culto litúrgico devido aos Santos somente após a canonização. “Liturgicamente, portanto, tudo permanece como antes. Mas expressamos com exultância a nossa alegria em união com a família, especialmente com o pai Andrea e a mãe Antonia, e com todos os devotos de Carlo espalhados pelo mundo”, afirmou o bispo de Assis.
Ainda de acordo com o Vatican News, a festa de Acutis é celebrada no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida. Diversos fatos na vida ligam o jovem ao Brasil, a começar pelo milagre com o qual foi beatificado em 2020, verificado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.