BREAKING
(Imagem: Reuters | Reprodução)
Foi confirmada na madrugada a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, que estava com o ministro das Relações Exteriores do país e outras 7 pessoas em um helicóptero que caiu na tarde de domingo.
As equipes de resgate encontraram o helicóptero acidentado após quase 15 horas de buscas em uma região montanhosa do país, sob denso nevoeiro — indicado como possível causa do acidente.
A relevância: Raisi era o principal porta-voz do país, conhecido por ser linha dura e considerado o possível sucessor do líder supremo do país, onde a figura do presidente é a segunda na hierarquia.
O Irã está no centro do conflito entre Israel e Hamas, sendo um dos principais parceiros do grupo terrorista, incluindo no fornecimento de armas. A nação é uma inimiga declarada dos israelenses.
  • Além dos grupos independentes para os quais fornece armamento, China e Rússia são os principais parceiros do Irã, o que deve movimentar os bastidores geopolíticos ao longo da semana.
Agora, o vice-presidente assume e tem que organizar uma eleição dentro de 50 dias, em um cenário complexo dentro e fora do país.
Bottom: Nos últimos dois anos, além dos conflitos da fronteira para fora, o país vive uma crise local, refletida na moeda em seu mínimo histórico e até na escassez de água em algumas regiões. Fogos de artifício foram registrados na madrugada iraniana depois do ocorrido.

The News

Deixe um comentário

Exit mobile version