A balsa decorada com a réplica da catedral de Sant’Ana, chegando no porto de Óbidos com a imagem da padroeira do povo católico de Óbidos. Foto: Neuza Azevedo.

 

O povo católico de Óbidos festejou na noite de ontem(14) o círio de sua padroeira Senhora Sant’Ana. A imagem saiu da cidade de Alenquer, município que faz parte da Diocese de Óbidos, seguiu até a comunidade Cristo Rei,  depois seguiu até o porto de Óbidos, onde centenas de devotos esperavam pela sua protetora.

O Círio tem como tema: “Mesmo na velhice darão frutos”, e como lema: “Tu me ensinastes ó Deus e até aqui eu anuncio tuas maravilhas”. Serão doze dias de festividade, onde a cada noite haverá uma atração diferente. Nesta segunda-feira serão artistas obidenses que subirão no palco da festividade para cantar pra Sant’Ana.

O Círio fluvial de Óbidos que acontece na “Garganta do Amazonas”, tem uma tradição de mais de 70 anos e é considerado um dos grandes acontecimentos da região. Barquinhos de velas são jogados no maior rio do mundo formando um cenário de luzes no rio maravilhoso, além das embarcações iluminadas que fazem suas homenagens a padroeira do lugar com queima de fogos de artifícios formando um espetáculo a parte.

Fotos: Neuza Azevedo.

 

Deixe um comentário

Exit mobile version