Governo do Estado entrega um equipamento moderno e totalmente climatizado, com estrutura para se tornar referência na região
Oportunidades – Moradores de Santarém destacaram que, além de proporcionar mais conhecimento e acesso a eventos construtivos, o Centro vai fomentar a economia na cidade. Segundo a cabeleireira Elizama Oliveira dos Santos, “é gratificante ver a nossa cidade em crescimento, desenvolvimento e, principalmente, oportunidade de emprego. Isso é muito importante para a nossa cidade. Um espaço muito bom. É o momento da gente trazer nossa família para vir conhecer o espaço, desfrutar e também aprender mais com as outras pessoas em palestras e eventos, além de uma oportunidade de se adquirir renda”.
Durante as obras foram gerados cerca de 2.500 empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local.
Para o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral, o Centro vai estimular, promover e dar espaço a novos talentos. “É com muita alegria, muita satisfação, que nós concluímos o Centro de Convenções de Santarém Sebastião Tapajós, homenagem ao nosso saudoso Sebastião Tapajós. É uma satisfação enorme concluir uma obra tão importante não só para o município de Santarém, mas para a região oeste do Pará. Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo em atendimento à cultura, aos grandes eventos e às artes, que será o papel deste complexo. O Centro é um espaço totalmente funcional, que atende a grandes eventos. Por isso, este equipamento é um dos mais importantes do Pará pelas realizações que serão efetivadas aqui”, ressaltou o titular da Seop.
No coração da Amazônia – Localizado na Rua Fernando Guilhon, o Centro de Convenções fica a menos de dez minutos do Aeroporto Internacional de Santarém “Maestro Wilson Fonseca”, principal corredor de entrada e saída da cidade.
O secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, ressaltou que a idealização e consolidação do Centro vai potencializar o desenvolvimento no Oeste do Estado. “O Centro de Convenções no coração da Amazônia, em Santarém, foi um grande acerto do nosso governador Helder Barbalho, pensando no desenvolvimento sustentável da região. Porque aqui vai poder se fomentar a economia através do turismo, da cultura e de negócios na hora que formos realizar grandes eventos, como congresso e feiras”, informou José Maria Tapajós.
A denominação do Centro de Convenções homenageia o compositor e violonista paraense Sebastião Pena Marcião, internacionalmente conhecido como Sebastião Tapajós. O artista nascido em Alenquer, município da região, e criado em Santarém, ele foi premiado como o melhor músico brasileiro pela Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1992. Sebastião Tapajós faleceu em Santarém em 2 de outubro de 2021.