Em um marco histórico para a saúde pública na região amazônica, o Governo do Estado do Pará e a Associação de Caridade Santa Casa de Misericórdia de Óbidos oficializaram, nesta quinta-feira (25), a assinatura de um contrato de cooperação que vai expandir significativamente os serviços médicos na região. A parceria, celebrada por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), assegura atendimentos de média e alta complexidade de forma complementar para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A cerimônia contou com a presença da governadora do Estado, Hana Ghassan Tuma, e do secretário de saúde, Ualame Fialho Machado. Representando a Santa Casa, participaram o presidente da instituição, Bispo Dom Bernardo Johannes, Frei Francisco Belotti, e o coordenador administrativo Allan Maiky Pinto de Aquino, além de lideranças regionais e autoridades locais.
O foco principal é descentralizar e fortalecer o atendimento médico no Município de Óbidos e em toda a área de abrangência do Complexo Regulador Regional (CRR Santarém). Com o novo contrato, a população passará a contar com suporte reforçado em diversas áreas; Internações e Leitos Especiais: Disponibilização de leitos cirúrgicos (ortopedia, urologia e ginecologia), leitos clínicos, pediátricos e leitos obstétricos estruturados tanto para partos normais quanto para cesáreas de risco habitual; Consultas Especializadas: Atendimento ambulatorial nas áreas de oftalmologia, ortopedia, urologia, ginecologia, obstetrícia, gastroenterologia e coloproctologia; Diagnóstico: Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) para dar agilidade aos exames da comunidade.
Para coroar o evento, o encerramento da solenidade foi marcado por um anúncio de grande impacto social feito pelo Frei Francisco Belotti, da Associação Lar São Francisco de Assis. Ele confirmou o lançamento do “BAMBINO GESU”, o quarto Barco Hospital a operar na região. “Este é mais um avanço imensurável para a saúde na região amazônica”, destacou o Frei durante o anúncio. Viabilizada graças à doação do benfeitor Paolo Possenti, a nova embarcação de saúde será totalmente dedicada à pediatria. O hospital flutuante levará atendimento médico especializado, exames e carinho diretamente às crianças das comunidades ribeirinhas e de áreas de difícil acesso, consolidando um novo capítulo na assistência humanitária.
A Santa Casa de Misericórdia de Óbidos, mantenedora do Hospital Dom Floriano, é uma instituição filantrópica de saúde que desempenha papel fundamental na assistência médica da região. Sua criação foi idealizada pelo capitão médico Dr. João Braulino de Carvalho, que, em 1920, iniciou uma campanha junto à população para arrecadar recursos destinados à construção de um hospital capaz de atender às necessidades da comunidade, realizando cirurgias, internações e partos. A instituição foi inaugurada em 7 de setembro de 1922, durante as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, quando também foi criada a Associação de Caridade Santa Casa de Misericórdia de Óbidos.
A parceria reafirma o compromisso da Santa Casa de Misericórdia de Óbidos em oferecer atendimento digno, humanizado e de qualidade, contribuindo para a melhoria da assistência à saúde das comunidades do interior da Amazônia.

Deixe um comentário

Exit mobile version