Amazon Pauxis
  • Home
  • Mundo
  • Brasil
  • Cultura
  • Saúde
  • Educação
  • Violência
  • Social
  • Turismo
Facebook X (Twitter) Instagram
Amazon PauxisAmazon Pauxis
  • Home
  • Mundo
  • Brasil
  • Cultura
  • Saúde
  • Educação
  • Violência
  • Social
  • Turismo
Amazon Pauxis
Home » Pará e Santa Casa de Óbidos firmam acordo histórico para ampliar o SUS; região amazônica ganhará novo Barco Hospital Pediátrico
Óbidos

Pará e Santa Casa de Óbidos firmam acordo histórico para ampliar o SUS; região amazônica ganhará novo Barco Hospital Pediátrico

Aristides Diaspor Aristides Dias25 de junho de 2026Nenhum comentário3 minutos de leitura
WhatsApp Telegram Facebook E-mail
Em um marco histórico para a saúde pública na região amazônica, o Governo do Estado do Pará e a Associação de Caridade Santa Casa de Misericórdia de Óbidos oficializaram, nesta quinta-feira (25), a assinatura de um contrato de cooperação que vai expandir significativamente os serviços médicos na região. A parceria, celebrada por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), assegura atendimentos de média e alta complexidade de forma complementar para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A cerimônia contou com a presença da governadora do Estado, Hana Ghassan Tuma, e do secretário de saúde, Ualame Fialho Machado. Representando a Santa Casa, participaram o presidente da instituição, Bispo Dom Bernardo Johannes, Frei Francisco Belotti, e o coordenador administrativo Allan Maiky Pinto de Aquino, além de lideranças regionais e autoridades locais.
O foco principal é descentralizar e fortalecer o atendimento médico no Município de Óbidos e em toda a área de abrangência do Complexo Regulador Regional (CRR Santarém). Com o novo contrato, a população passará a contar com suporte reforçado em diversas áreas; Internações e Leitos Especiais: Disponibilização de leitos cirúrgicos (ortopedia, urologia e ginecologia), leitos clínicos, pediátricos e leitos obstétricos estruturados tanto para partos normais quanto para cesáreas de risco habitual; Consultas Especializadas: Atendimento ambulatorial nas áreas de oftalmologia, ortopedia, urologia, ginecologia, obstetrícia, gastroenterologia e coloproctologia; Diagnóstico: Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) para dar agilidade aos exames da comunidade.
Para coroar o evento, o encerramento da solenidade foi marcado por um anúncio de grande impacto social feito pelo Frei Francisco Belotti, da Associação Lar São Francisco de Assis. Ele confirmou o lançamento do “BAMBINO GESU”, o quarto Barco Hospital a operar na região. “Este é mais um avanço imensurável para a saúde na região amazônica”, destacou o Frei durante o anúncio. Viabilizada graças à doação do benfeitor Paolo Possenti, a nova embarcação de saúde será totalmente dedicada à pediatria. O hospital flutuante levará atendimento médico especializado, exames e carinho diretamente às crianças das comunidades ribeirinhas e de áreas de difícil acesso, consolidando um novo capítulo na assistência humanitária.
A Santa Casa de Misericórdia de Óbidos, mantenedora do Hospital Dom Floriano, é uma instituição filantrópica de saúde que desempenha papel fundamental na assistência médica da região. Sua criação foi idealizada pelo capitão médico Dr. João Braulino de Carvalho, que, em 1920, iniciou uma campanha junto à população para arrecadar recursos destinados à construção de um hospital capaz de atender às necessidades da comunidade, realizando cirurgias, internações e partos. A instituição foi inaugurada em 7 de setembro de 1922, durante as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, quando também foi criada a Associação de Caridade Santa Casa de Misericórdia de Óbidos.
A parceria reafirma o compromisso da Santa Casa de Misericórdia de Óbidos em oferecer atendimento digno, humanizado e de qualidade, contribuindo para a melhoria da assistência à saúde das comunidades do interior da Amazônia.

Notícias Relacionadas

Óbidos recebe premiação por ações de fortalecimento no cadastro da Tarifa Social

24 de fevereiro de 2026

Base Integrada Fluvial Candiru apreende 300 quilos de pirarucu ilegal em Óbidos

5 de fevereiro de 2026

Primeiro grito de carnaval em Óbidos, tava entalado na garganta do folião

1 de janeiro de 2026

Deixe um comentário Cancelar Resposta

Notícias mais lidas

Site divulgou lista com os dez governadores mais ricos do Brasil

28 de outubro de 2023155 Vistas

NOTA DE PESAR 

6 de maio de 202481 Vistas

Missa em praia marca os 4 anos do Barco Hospital Papa Francisco em missão pelos rios da Amazônia

15 de agosto de 202370 Vistas

Obidense ganha destaque nas páginas de O Globo

14 de maio de 202552 Vistas
O que Rolou
Oeste do Pará

Oeste do Pará se prepara para novo ciclo de empregos, qualificação e investimentos

por Aristides Dias26 de junho de 20260
© 2026 Amazon Pauxis | Desenvolvido por CompanySites.com.br

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Go to mobile version