Febre do Oropouche. Conheça! - Contexto

O Cievs Oeste do Pará juntamente com a equipe da Divisão de Endemias monitorando diariamente ocorrência de casos suspeitos de Dengue desde janeiro deste ano nos 20 municípios que compõem o 9o Centro Regional de Saúde, Baixo Amazonas e Tapajós, identificou em algumas das amostras encaminhadas para Dengue e descartadas para este agravo a confirmação da presença do vírus Oropouche pelo Laboratório Central do Estado do Pará (LACEN-PA). Suspeitou-se inicialmente da presença de outro vírus em circulação no território diante do descarte dos casos suspeitos para DENV-1 e DENV-2, porém com os quadros de pacientes sintomáticos nos municípios de Alenquer e Faro.

O Vírus Oropouche (OROV) é também um arbovírus classificado na família Peribunyaviridae, com circulação na América Central (Panamá e Trinidad e Tobago) e América do Sul (Brasil e Peru), causando mais de 30 epidemias e mais de meio milhão de casos clínicos de febre do Oropouche desde sua descoberta, sendo a maioria dos casos no Brasil, no estado do Pará, mas apresentando constante expansão geográfica, com evidências de circulação em 14 estados brasileiros (NUNES M.R.T et al., 2005; SAKKAS H. et al., 2018; SCIANCALEPORE S. et al., 2022;).

O mosquito transmissor (vetor) também conhecido como maruim é hematófago tal qual o Aedes aegypti (vetor da Dengue) sendo responsável ainda por várias viroses humanas. Do total de 66 solicitações entre Janeiro e Fevereiro de 2024 para diagnóstico da Febre Oropouche nos municípios das Regiões do Baixo Amazonas e Tapajós, 38 tiveram resultados liberados até o momento e destas, apenas 9 foram detectáveis para o vírus OROV pela metodologia de RT-PCR em tempo real. Vale ressaltar que entre os pacientes para os quais houve a suspeita de virose causada pelo Oropouche destacam-se residentes em: Alenquer, Faro, Monte Alegre, Prainha, Rurópolis e Santarém, sendo a circulação viral do Oropouche confirmada em apenas dois dos municípios citados, conforme tabela abaixo.

Município

No de amostras enviadas ao Lacen

No de amostras detectadas

No de amostras aguardando resultado

Alenquer

38

9

29

Faro

5

3

2

Monte Alegre

6

0

6

Prainha

3

0

3

Rurópolis

6

0

6

Santarém

9

0

9

Fonte de Informação: Gerenciador de Ambiente Laboratorial do Pará Dados coletados em 09/03/2024

Deixe um comentário

Exit mobile version